Se você tem o hábito de chegar da feira ou do supermercado e imediatamente colocar frutas, verduras e legumes na geladeira, provavelmente comete um dos erros mais comuns na cozinha: armazena tomate no refrigerador.
Tomate na geladeira perde o sabor
De acordo com a Associação Brasileira de Nutrição, os tomates devem ser mantidos em um lugar fresco e bem ventilado, à temperatura ambiente. Isso porque o frio excessivo, como o da geladeira, faz com que o alimento fique mais mole e com sabor alterado.
Armazenar o tomate no refrigerador realmente retarda o processo de amadurecimento e evita que ele apodreça, mas a prática também interfere com os compostos químicos que dão sabor ao alimento.
De acordo com um estudo liderado pelo horticultor Bo Zhang, da Universidade da Flórida, manter o tomate refrigerado a uma temperatura abaixo de 12 graus Celsius afeta seus compostos orgânicos voláteis, que mudam completamente seu sabor.
Os pesquisadores descobriram os três elementos que se combinam para definir o sabor de um tomate: açucares, ácidos e compostos voláteis que são os grandes responsáveis pelo seu aroma.
Os açúcares e os ácidos não são tão afetados pela refrigeração, mas o mesmo não acontece com os compostos voláteis, que são sintetizados durante o processo de amadurecimento. E é por isso que o alimento tem aroma mais intenso e apetecível quando não é mantido em baixas temperaturas.
O trabalho científico analisou o DNA dos tomates e descobriu que seus genes se expressavam de forma diferente quando refrigerados.
A temperatura mais fria afeta o mecanismo que as células usam para controlar os genes que se ligam e os que se desligam, resultando em um alimento menos saboroso.
É válido ressaltar ainda que o tomate, por ter altíssimo teor de água, não deve ser congelado in natura. Seu molho, no entanto, permanece bem conservado no freezer.