Glacê de açúcar: como preparar a famosa caldinha branca e doce para bolos simples

por | jan 25, 2017 | Receitas

A calda de glacê de açúcar, muito comum sobre bolos e massas caseiras, como pães e biscoitos, é feita à base de açúcar de confeiteiro. Além disso, pode-se adicionar suco de limão ou laranja para um aroma levemente cítrico. Porém, sempre usando o açúcar em pó, já que o granulado não é fino o bastante e vai resultar em uma cobertura com textura arenosa.

Como preparar?

Peneire e coloque o açúcar de confeiteiro em uma tigela e vá umedecendo aos poucos com água filtrada. Adicione apenas uma colher de chá de cada vez e misture bem até que tudo se incorpore. O ponto da calda é você quem decide adicionando mais ou menos líquido. Se achar que passou do ponto e ficou aguada demais, coloque mais açúcar.

shutterstock

Outra opção é usar suco de limão ou laranja em substituição à água. Você também pode personalizar a sua cobertura com alguma cor e sabor, adicionando gotinhas de corante ou aromatizante alimentício. Baunilha, amêndoa, avelã, hortelã e outros extratos são algumas opções bastante.

O segredo é só colocar a cobertura depois de deixar o bolo esfriar. Se o bolo estiver quente, a cobertura pode derreter, arruinando sua textura. Deixe a receita esfriar naturalmente até que você não sinta o calor ao toque, antes de adicionar a calda por cima.

Mais opções de coberturas para bolo