Fondue de queijo que não engorda é feito com queijo “fake” à base de mandioca

por | jun 30, 2016 | Receitas

Uma das comidas mais tradicionais do inverno é o fondue de queijo. O problema é que essa é uma receita também super calórica e que pode sabotar sua dieta. Pensando nisso, a nutricionista Cristina Martins desenvolveu uma alternativa muito mais light e saudável. O preparo mais magro leva um “queijo de mentirinha”, mas que, segundo ela, fica com a mesma consistência do queijo comum e é tão saboroso quanto: o fondue de queijo de mandioca

Leia também:
Fio de cabelo quase fez bebê perder um dedo do pé; entenda
Brigadeiro de churros: receita deliciosa para fazer em casa
Bolo de brigadeiro fácil: receita sem farinha de trigo

Queijo de mandioca: o que é

É uma solução vegetal em pó, preparada a partir de vegetais desidratados e gomas naturais, como mandioca, mandioquinha e feijão, dependendo da marca. Ele é livre de ingredientes de origem animal, além de não ter lactose e adição de açúcar. Para preparar, basta adicionar água e óleo.

De acordo com Cristina, este queijo é uma alternativa para quem tem sensibilidade à proteína do leite, que está presente nos queijos tradicionais. “Outra grande diferença entre o queijo de mandioca e o queijo normal é o tipo de gordura: a gordura presente no de mandioca é somente aquela que você adiciona no preparo – advinda do óleo vegetal. É uma gordura insaturada, saudável, que faz bem para o coração, e que deixa o prato igualmente gostoso. Já a gordura do queijo normal é saturada e pode levar ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares, aumento do colesterol e uma série de outros problemas”, explica a nutricionista.

Onde comprar?

Algumas marcas como a Mandiokeijo e a Queijoquinha comercializam o produto. Em casas de produtos naturais e vegetarianos, o pacote com 500 g sai por volta de R$ 39,90.

Receita de fondue de queijo de mandioca

Dica da nutricionista: a receita leva óleo de girassol no preparo, que é um substituto menos gorduroso para o óleo de cozinha normal, e pode ser usado em altas temperaturas sem perder a consistência ou ter o sabor alterado.

Ingredientes

  • ½ xícara de óleo de girassol (60 g);
  • ½ xícara de água (110 ml);
  • 100 g de pó para queijo de mandioca
  • Sal a gosto.

Modo de preparo

  • Dissolva o pó no óleo, mexendo até ficar homogêneo;
  • Acrescente água e continue misturando;
  • Reserve cinco minutos e espere engrossar;
  • Leve para a panela.
  • Cristina sugere acompanhamentos igualmente saudáveis, que não vão sabotar sua dieta: brócolis cozinho al dente, couve-flor e batatinha calabresa (aquela pequeninha). “Legumes como abobrinha e cenoura também podem ser usados, mas fica mais gostoso com aqueles outros”, diz. Outras opções são biscoito de polvilho (melhor se for o fit, enriquecido com fibras e ingredientes naturais) e alguma torradinha – de preferência sem glúten.