Conhecido não só pelo sabor, o fondue de queijo casa bem com uma noite romântica ou uma reunião de amigos. Para aqueles que optam por preparar o a delícia de inverno em casa, podem sobrar dúvidas. Qual é o melhor queijo? O que deve acompanhar o fondue? O queijólogo e gerente de relações institucionais da Tirolez Disney Criscione dá dicas para não errar no preparo e surpreender os convidados.
Leia também
Escondidinho de carne com fondue de queijo
Receita de fondue de queijo tradicional
Sopa de cebola com queijo é perfeita para noites frias
Os queijos mais indicados são os que possuem “buraquinhos”
Crédito: Shutterstock
Queijos ideiais para fondue
Para a preparação do fondue, o queijólogo indica os queijos propiônicos, que são aqueles de massa aberta que possuem olhaduras (buraquinhos), como o Gruyère, o Emental e o Estepe, todos frutados e adocicados. Depois de escolher um desses, basta agregar um queijo prato supermaturado (perto do término de sua validade). Ainda segundo Criscione, não há queijos que não possam ser usados, só há os mais indicados.
Acompanhamentos para fondue
O pão é, sem dúvida, o acompanhamento mais popular e tradicional para o fondue de queijo. “O pão ideal para acompanhar é a baguete francesa cortada em fatias de 2 cm de espessura e dividida em quatro partes, todas com casca”, explica o queijólogo. Além de pedaços de pão, a receita combina bem com batatinhas cozidas, tomate cereja, salsicha, cubos de presunto e champignons.