Se você chora ao cortar a cebola, é por causa de uma reação causada pelas enzimas que são liberadas de dentro do vegetal. Ao entrarem em contato com a água dos seus olhos, essas enzimas reagem formando ácido. É ele que dá a sensação de queimação e, como forma de se proteger, os olhos produzem lágrimas para lavar a substância irritante para longe.
Como evitar o choro cortando cebola
Para evitar que as enzimas que são convertidas em ácido cheguem a entrar em contato com os olhos, existem alguns truque compartilhados por quem entende de culinária e cozinha.
Uma das estratégias para que os olhos nem comecem a lacrimejar quando as cebolas forem cortadas foi ensinada pelo chefe Claude Troisgros, que apresenta programas de cozinha no canal GNT.
Segundo o expert em cozinha francesa, o segredo para não chorar quando se pica a cebola é colocar um recipiente cheio de água quente bem ao lado da tábua de corte para que o vapor da água ‘empurre’ a umidade que a cebola elimina para longe. Assim, eas substâncias que causam a ardência sequer chegarão aos seus olhos.
Truques de cozinha
- Cortar alface com a faca pode oxidar a folha. Mito ou verdade?
- Como cortar tomate em cubinhos: truque simples e esperto
- Veja a tábua de cortar para perfeccionistas: tudo simétrico