Dos drinques ao chocolate

por | jun 30, 2016 | Receitas

Já que é tempo de festas, talvez seja interessante saber um pouquinho mais sobre a nossa “idade alcoólica”, ou qual a nossa maturidade para a bebida. E assim tentarmos evitar a síndrome do “dia seguinte”, com seus maremotos físicos e morais. A coluna anterior, sobre a dieta envolvendo vinho e chocolate, está dando o que falar. Não paro de receber e-mails. Então, volto ao assunto, rapidinho.

As bebidas alcoólicas andam sob severa vigilância em todo o mundo: governos e entidades civis querem maior controle sobre excessos, em particular nos grupos mais jovens. As restrições sobre a publicidade já se fazem sentir em todo o mundo. E, agora, ameaçam o setor comercial e produtivo.

Talvez para antecipar problemas, a Diageo, o maior produtor de bebidas alcoólicas do mundo, procurou saber mais sobre o problema.

A Diageo é dona, entre muitas marcas, do Johnny Walker, do J&B, da tequila José Cuervo, da vodka Smirnoff, do gim Tanquerey, da cerveja Guinness, dos vinhos Periquita, em Portugal, de vinhos em Bordeaux, Alsácia e Califórnia.

Sua filial australiana conduziu uma pesquisa global sobre os hábitos de beber e as etapas da vida dos consumidores, examinando como eles se viam e como eram vistos e as razões de beberem. Eis um resumo desse trabalho, colhido no site just-drinks ( www.just-drinks.com):

1) Rebelião, liberdade, exploração. É um rito de passagem para os jovens adultos, a formação de uma identidade, a conquista de aceitação e respeito de seus pares. Pouquíssimo conhecimento do álcool, que bebem pelos seus efeitos. O objetivo é abusar da bebida, testar limites. Ressaca nessa etapa é um prêmio.

2) Celebração da liberdade. A bebida alcoólica como um código tribal, uma cola social, necessário para que homens expressem sua masculinidade. Experimentam o máximo possível de bebidas, tentam ganhar resistência mais do que conhecimento. Preço é um limitador. Procuram promoções e descontos.

3) Explorando a sua realidade. Quem sou eu, quem eu quero ser? Saindo do tribal para o individual. Menos hedonista, preocupado com o futuro. Seu repertório de bebidas encolhe, mas se aprofunda quando encontra a sua categoria favorita. Seu paladar se desenvolve. Disso gosto, disso não gosto. Ressaca aqui acontece, mas é indesejada.

4) Consolidação e compromisso. Chegam as grandes decisões da vida madura. É mais confiante. O álcool torna-se mais complementar do que prioritário. Ganha mais do que antes. É mais ligado em status e sofisticação. Quer ser visto como informado, conhecedor. Mais confiante quanto às marcas que escolhe. Sob pressão da vida atribulada, especialmente com o pouco tempo para si.

5) Reavaliação e conquista do conhecimento. Confia em si e em suas escolhas. Olha para trás com orgulho. Mas tem novas perspectivas e curiosidades. Busca conhecimento, tenta novas experiências. Interessado em regiões, ingredientes e métodos de produção. Preocupa-se com sucesso, embora desligado do seu passado hedonista.

A partir dessa pesquisa, que comprimi ao máximo, a Diageo começou a tomar providências, ordenando alterações em seus produtos e em sua publicidade. Afinal, a responsabilidade é tremenda. Outras indústrias e setores do comércio que lidam com bebidas alcoólicas estão também tomando suas providências.

Vamos festejar, vamos beber, mas com moderação. E para evitar a ressaca, apenas um drinque por hora e água, muita água.

Sobre a dieta da “polirrefeição”, que soma sete ingredientes (vinho, chocolate, peixe, alho, amêndoas, frutas e vegetais), muitas leitoras têm dúvidas, principalmente a respeito da presença do chocolate. Será que 100g de chocolate diariamente não vão acabar aumentando nossas cinturinhas? São dúvidas pra lá de válidas. O que sei é que há muito tempo o chocolate deixou de ser um bicho-papão.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Colônia, Alemanha, e publicada pelo Journal of the American Medical Association em agosto de 2003, revela que o chocolate pode ajudar a baixar a nossa pressão sangüínea, combatendo a hipertensão.

É que o chocolate contém substâncias naturais chamadas polifenóis, as mesmas que proliferam nos vinhos, particularmente os tintos. Os polifenóis são poderosos antioxidantes, que ajudam a desobstruir artérias e a conter problemas de pressão alta, prevenindo o risco de ataques cardíacos.

Na pesquisa alemã, juntaram um grupo de adultos com problemas de hipertensão. Esse grupo era obrigado a comer diariamente uma barra de chocolate de três onças – o que equivale mais ou menos a 93,3g (praticamente, os 100g receitados pelos médicos holandeses e australianos).

Metade do grupo comia chocolate branco e metade chocolate preto. Depois de duas semanas, a pressão da turma do chocolate preto caiu a níveis ótimos, ficou normal. O mesmo não aconteceu com o grupo do chocolate branco – que não contém os tais polifenóis.

Logo, não foi por acaso que os médicos holandeses e australianos incluíram chocolate preto na dieta, na “polirrefeição”.

Buscaram um elemento doce para a sua receita – o que é perfeito, pois as dietas que nos passam mais lembram câmaras de tortura.

A dieta recomendada não é muito diferente do que ordena o bom senso e tudo o que sabemos sobre alimentação sadia: peixe, frutas e legumes, alho, amêndoas, vinho e chocolate.

De um modo geral, as leitoras que me escreveram acharam que a quantidade de chocolate é demasiada. Pelo meu lado, acho que a quantidade de vinho é que é pouquíssima: apenas uma taça diária? Estão brincando!

O mais certo é esperarmos novas notícias sobre essas dietas. E, no caso do chocolate, consultarmos nossos médicos.

Eu jamais juntaria vinho e chocolate numa mesma refeição. É uma combinação dificílima. Deixaria o chocolate para acompanhar aquele filme na TV, à noite. Ou fazê-lo a primeira refeição do dia, com nosso paladar bem limpo. Ele ficaria horas e horas em nossa boca, aumentando nosso prazer.

A Soninha torce para que as amigas consigam comer todo o chocolate do mundo em 2005, manter suas cinturinhas nas medidas certas e principalmente conseguirem tudo o mais de bom, pois vocês merecem.

Mais dúvidas sobre chocolates, vinhos e outras bebidas é só clicar para o Bolsa ou para a Soninha no soniamelier@adegaebar.com.br. Feliz 2005!