Dicas de como preparar feijão

por | jun 30, 2016 | Receitas

Poucas coisas são tão tradicionais como um bom arroz com feijão. Aprenda como fazer uma receita de feijão perfeito com as dicas a seguir.

Veja também 
Receita de feijão tropero
 
Receita de tutu de feijão
 
Receita de feijão caseiro
 

Escolha os grãos

Independente do tipo de feijão usado (preto, branco, de corda ou tradicional carioca), é sempre importante escolher o feijão para separar os grãos bons dos machucados ou das possíveis pedrinhas que existam entre eles.

Para isso, deixe o feijão de molho em uma tigela com água por pelo menos quatro horas. Isso serve para que as sujeiras e esses grãos defeituosos ou objetos se separem dos grãos bons e também ajuda a cozinhar mais rápido, além de afastar o problema com gases que pode surgir após o consumo desse alimento.

Depois desse tempo, descarte o que estiver boiando e jogue a água fora. Coloque o feijão em uma panela de pressão com a medida correta de água dentro. Adicione sal a gosto e duas folhas de louro. Deixe cozinhando por 20 minutos após levantar pressão. Caso eles estejam duros após esse tempo, coloque um pouco mais de água e cozinhe durante 10 minutos.

Dica para engrossar o feijão

Uma dica para ter um feijão bem encorpado é, após cozinhar, usar um pouco do caldo e dos grãos cozidos e bater no liquidificador, juntando depois aos demais.

Outra opção: em uma panela separada, refogue alho e cebola, um pouco de linguiça cortada e bacon em quadradinhos se for do seu gosto, Adicione a medida desejada de grãos cozidos e o feijão batido. Ficará saboroso e encorpado. 

Aprenda também como fazer um delicioso caldinho de feijão.