O jantar, desta vez, foi como uma avant première. Mentira! Estava mais para um preview mesmo, mas avant première é um nome tão mais legal que eu resolvi adotá-lo. Em todo caso, eu fiz o nhoque do dia 29 uns diazinhos antes. Eu sempre como o nhoque no dia 29 e, se não der sorte, pelo menos, é uma ótima desculpa para se esbaldar nesse prato delicioso. Eu li em algum lugar, há algum tempo, em alguma galáxia distante (desculpa, mas a noção de tempo e espaço estava tão vaga que tive que colocar a galáxia também), que esse costume surgiu em uma família na Itália. Parece que os filhos eram bem vagabundos e, um dia, o pai se encheu, expulsou os meninos de casa e cortou as respectivas mesadas. A mãe ficou com pena e resolveu que todo dia 29 fariam um nhoque para reunir a família, sendo que, debaixo do prato dos meninos, ela colocava a mesada para eles sem o pai saber. Essa historinha tem cara de anedota, mas eu achei bonitinha.
Eu escolhi fazer o Nhoque de espinafre, que é muuuito gostoso. Fiz a massa em casa, é claro, mas como sou sempre solidária às mais preguiçosas, ou sem tempo, vou logo dizendo que hoje em dia já existem muitas massas prontas, que são boas também. Como entrada, fiz uma salada de beterraba com mussarela de búfala, porque não agüento mais mussarela de búfala com tomate e rúcula (é uma delícia, mas dá para fazer outras saladas com esse queijo que ficam igualmente saborosas). Meus cobaias adoraram! A foi uma ambrosia de maracujá (só para ficar diferente mesmo), que eu fiz para o meu pai e ele caiu de boca, um verdadeiro formigão. Desta vez, a chata fui euzinha mesmo. Não adianta, eu não gosto de ambrosia, então, preparei trufas com recheio de avelãs. Adorei! O resto da turma, que também atacou a ambrosia, devorou as trufas com um cafezinho. Hummm… Recomendo!
Salada de beterraba com mussarela de búfala
Ingredientes:
02 xícaras de chá de beterraba cozida e picada fina
01 xícara de cebolinhas picadas e em conserva
1/2 xícara de mostarda dijon
01 colher de chá de suco de limão
02 colheres de sopa de creme de leite
04 mussarelas de búfala
Azeite, sal e pimenta do reino a gosto
folhas de alface
Preparo:
Misture bem a mostarda, o suco de limão, o creme de leite, o sal e a pimenta. Acrescente a beterraba e as cebolinhas. Arrume as folhas de alface em um prato e, no meio, coloque a mistura. Decore com as mussarelas e regue com o azeite.
Nhoques de espinafre
Ingredientes:
500g de batatas cozidas e espremidas em purê
01 maço de espinafre cozido, espremido e picado
01 xícara de farinha de trigo
01 colher de chá de sal
01 ovo
01 colher de sopa de manteiga
500 ml de leite fervente
02 colheres de sopa de queijo parmesão
01 colher de sopa de farinha de trigo
01 colher de sopa de manteiga
sal e pimenta do reino a gosto
Preparo:
Misture bem o purê de batatas com o espinafre, uma xícara de farinha, o ovo, uma colher de chá de sal e uma colher de sopa de manteiga. Faça pequenos rolos, corte-os como nhoques e cozinhe em água e sal, em fervura bem forte. Reserve. Para o molho junte, em uma panela, a outra colher de manteiga e a colher de sopa de farinha. Cozinhe, mexendo sempre. Adicione o leite, aos poucos, mexendo bem entre cada adição. Tempere e acrescente o queijo, reservando um pouco dele para gratinar. Junte aos nhoques, misture delicadamente, e passe para um refratário, polvilhando com o resto do queijo. Leve ao forno pré-aquecido bem quente (250o), para gratinar.
Ambrosia de maracujá
Ingredientes:
500g de açúcar
750 ml de leite
01 vidro de leite-de-coco
06 ovos
1/2 xícara de suco de maracujá concentrado
coco ralado e levemente tostado ou canela em pó para decorar
Preparo:
Bata todos os ingredientes, menos o coco ralado ou a canela, no liqüidificador. Leve ao fogo, em uma panela grande (porque a fervura a mistura cresce), mexendo até talhar. Pare de mexer, reduza o fogo e deixe apurar até engrossar a calda, que fica separada do doce por cerca de 30 minutos. Deixe na panela até esfriar. Leve à geladeira e sirva em uma compoteira ou em taças individuais, polvilhando com o coco ou com a canela.
Trufas com recheio de avelãs
Ingredientes:
02 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro
180 g de chocolate de cobertura ao leite, derretido em banho-maria
02 gemas
02 colheres de chá de manteiga
02 colheres de chá de leite em pó
02 colheres de chá de rum
50 g de avelãs picadas e levemente torradas
200 g de chocolate de cobertura ao leite
Misture todos os ingredientes, menos as 200 g de chocolate. Divida essa massa em aproximadamente 15 bolinhas e leve à geladeira para firmar. Derreta o chocolate restante em banho-maria e deixe esfriar bem. Depois, passe as trufas, uma a uma, no chocolate derretido, com a ajuda de um garfo. Coloque em uma superfície untada para secar e endurecer.