Corte cebola sem chorar com essas 5 técnicas que você ainda não conhece

por | jun 30, 2016 | Receitas

Além do alho, a cebola é um alimento coringa de diversos pratos que ajuda a realçar o sabor das preparações, garantindo um suave ardidinho no paladar. Rica em vitamina C e vitaminas do complexo B, que deixam o organismo protegido contra gripes e muito mais disposto, a cebola possui propriedade anti-inflamatória que combate infecções e ajuda a desobstruir as vias áreas congestionadas.

Leia também:
Saiba fazer a cebola do Outback em casa com casquinha supercrocante
Comer cebola pode fazer DESPENCAR suas chances de ter câncer. Entenda
Como tirar cheiro do liquidificador: alho, cebola e temperos

O único “defeito” do alimento é sua capacidade de levar qualquer um às lágrimas quando manuseado. Mas saiba que truques culinários bastante simples podem evitar o problema de maneira prática. Corte cebola sem chorar com essas 5 técnicas que você ainda não conhece:

Uma dica simples para picar cebola sem chorar é realizar o corte sobre a tábua ao lado da chama do fogão ligado. O fogo consome parte dos gases irritantes aos olhos que a cebola solta.

Você ainda pode colocar uma leiteira com água fervendo ao lado da tábua de corte. O vapor empurra a umidade que a cebola solta e irrita os olhos.

Vale ainda usar uma faca bem afiada para cortar as cebolas. As enzimas que irritam os olhos são liberadas quando as células são quebradas ou esmagadas. O utensilio afiado fatia o alimento em vez de esmagá-lo, minimizando a liberação dessas enzimas.

Coloque as cebolas no freezer por 15 minutos antes de cortá-las. O método também reduz a quantidade de enzima liberada no ar e não afeta o sabor.

Uma outra saída fácil para evitar lágrimas é cortar a cebola sob água. Picar o alimento debaixo da água não será tão simples e requer cuidado extra, mas certamente acaba com o choro na cozinha.