Como temperar peixe

por | jun 30, 2016 | Receitas

O peixe é um alimento rico em nutrientes e em sais minerais, e pode ser preparado de várias formas diferentes: grelhado, assado ou até mesmo frito. Porém alguns cuidados com o modo de temperar o peixe podem fazer toda a diferença no sabor.

Veja também
10 dicas para cozinhar melhor

Como conservar verduras

Receita de molho para peixe

Para fazer uma boa escolha na hora de montar um cardápio marítimo, é necessário saber como escolher o peixe certo.

Como limpar o peixe

Um dos passos mais importantes na hora de preparar o peixe é limpá-lo corretamente. Lave em água corrente e tire as escamas com o auxílio de uma faca. Se o peixe tiver cabeça, retire com cuidado para não deformar o alimento. Abra a barriga do peixe e tire tudo o que estiver dentro.

Quanto ao procedimento para peixes comprados limpos, sempre verifique se ele tem espinha, e se as escamas foram retiradas corretamente.

É importante ressaltar, que após o peixe limpo, ele precisa ficar 15 minutos de molho, em uma bacia com água em temperatura ambiente, isso irá ajudar a remover o odor. 

Temperar o peixe

O peixe pode ser temperado de várias formas, a preferência para grelhados e assados, é que seja temperado com sal grosso e limão. Quem quiser pode colocar pimenta-do-reino ou pimenta-dedo-de-moça a vontade.

O peixe frito precisa de um pouco mais de tempero, coloque um pouco de sal, limão, alho picado bem miudinho, e um pouco de pimenta-do-reino e uma mistura de ervas, como alecrim e salsinha, para dar um toque diferente à receita.

Uma dica para deixar o prato ainda mais saboroso e crocante, é empanar o peixe antes de fritar.

Dica

Para o gosto do peixe permanecer intacto quando é armazenado, é preciso guardá-lo corretamente, confira dicas de como congelar o peixe.