Como não chorar cortando cebola: 6 métodos que realmente funcionam

Quando se corta uma cebola, o vegetal libera substâncias químicas que reagem com a água dos olhos, formando um ácido que provoca irritação. O corpo reage e produz lágrimas como forma de defesa a essas substâncias maléficas ao globo ocular.

É por isso que apenas descascar uma cebola não faz os olhos lacrimejarem. O problema está em cortar, picar ou esmagar. A boa notícia é que existem alguns truques bem fáceis que evitam a liberação destes gases que tanto incomodam os olhos.

Dicas para não chorar cortando cebola

1. Macete do vinagre

A dica é espalhar uma boa quantidade de vinagre sobre a tábua de cortar, deixando-a bem encharcada antes de cortar a cebola.

2. Fogão ligado

Antes de picar o vegetal, experimente deixar a chama do fogão ligada. O fogo consegue absorver parte dos gases que irritam os olhos.

3. Recipiente com água

Este truque consiste em deixar um recipiente cheio de água quente ao lado da tábua de cortar a cebola. O vapor ajuda a dissipar os gases que iriam diretamente para os seus olhos.

4. Use a geladeira

Antes de cortar, deixe a cebola por alguns minutos na geladeira ou no freezer. Com isso, o vegetal perderá as substâncias que deixam os olhos lacrimejando.

istock

5. Cebola no microondas

A dica é fazer pequenos furos na casca da cebola e levar o vegetal ao microondas por 30 segundos. Não precisa descascar, só usar a faca para fazer estes furinhos. Depois, é só cortar normalmente.

6. Corte de boca aberta

Com a boca aberta e a língua para fora, os gases que iriam para os olhos são atraídos pela saliva. Com isso, os olhos ficam livres da ação destas substâncias que provocam as lágrimas involuntárias.

Receitas com cebola