Como fazer um sanduíche que vale por uma refeição: 7 ingredientes para apostar

por | jun 30, 2016 | Receitas

É sempre uma boa aumentar a quantidade de nutrientes, como vitaminas, minerais e proteínas, de um sanduíche para que valha como uma refeição completa. Para isso, adicione folhas de salada e outros vegetais para agregar fibras, minerais e vitaminas, e alguma fonte de proteína como atum, peito de peru ou ovo.

Leia também:
Dieta Dukan: receita de torta de frango
Torta de legumes com bacon para refeição diferente
Receita de torta de liquidificador de champignon

Turbine o poder nutricional do seu sanduíche com:

Tomate

O tomate é fruto da vida longa porque é rico em vitaminas A e C. Essa dupla é responsável pela ação antioxidante e combate aos radicais livres que aceleram o envelhecimento, além de proporcionar resistência aos ossos, dentes, tendões e vasos sanguíneos.

Alface

A alface é uma verdura altamente nutritiva. A maioria das pessoas está acostumada a consumir as folhas cruas, mas em muitas culinárias orientais, a alface é cozida e até frita. É uma excelente fonte de carboidratos, fibras e proteínas. Além de vitaminas e minerais, como vitaminas A, B, C e K, cálcio, magnésio, ferro, potássio e fósforo.

Carpaccio ou rosbife

Alternativa fácil e magra de adicionar doses controladas de proteína e gordura ao seu sanduíche. Escolha um corte magro de carne como alcatra ou fraldinha, por exemplo, asse – ou não – e fatie em lâminas bem finas para rechear o sanduíche.

istock

Atum

Você pode tanto usar o pescado enlatado em pedaços, como fazer um patê da sua versão ralada, agregando iogurte, requeijão ou maionese light. Para sua refeição ficar completa, adicione também alguma opção de salada.

Ricotta ou Cottage

As duas opções têm menos gordura (e quase nada de sal) que os queijos amarelos. Ricotta e cottage são queijos brancos por seu baixo teor de gordura, além de serem uma boa fonte de minerais, como cálcio, magnésio, potássio, fósforo, zinco e selênio, que desempenham um papel vital em muitas das funções do corpo.

Sementes de Chia

Elas fortalecem ossos e dentes e, em contato com a água, as sementinhas absorvem grandes quantidades do líquido se transformando em uma espécie de gel, que ajuda a reduzir a vontade de comer. Além disso, ela é fonte riquíssima de fibras, que auxiliam na digestão e melhoram o funcionamento intestinal, também contém ácidos graxos, antioxidantes, cálcio, ferro e proteínas.

Ovos

Grande fonte de proteína, os ovos são carregados com quatro minerais essenciais: zinco, selênio, enxofre e ferro. Além disso, são considerados um alimento completo porque possuem todos os aminoácidos essenciais que o ser humano precisa.