Como fazer brigadeiro sem leite condensado

por | jun 30, 2016 | Receitas

O brigadeiro é o melhor docinho do Brasil, mas muitas vezes é difícil comê-lo sem culpa. Se você ama brigadeiro mas deseja diminuir as calorias dele, veja como fazer o brigadeiro sem leite condensado e tenho certeza de que irá adorar.

Esta é uma receita muito simples, com ingredientes que a maioria de nós tem em casa. Se bateu aquela vontade de brigadeiro, prepare-o com esta receita, porque ela é super deliciosa.

Ingredientes:

  • 1 xícara de leite
  • 3 colheres de açúcar
  • 4 colheres de cacau
  • 1 a 2 colheres de manteiga
  • Chocolate granulado

Modo de preparo:

Antes de começar com esta receita preciso lhes contar que o tempo de preparo é maior ao do leite condensado normal e que o rendimento é da metade; mas mesmo assim, o sabor é muito bom.

Para preparar o brigadeiro, coloque todos os ingredientes numa panela de teflon e misture com uma colher de madeira. Leve ao fogo alto e mexa constantemente; cozinhe em fogo alto por uns 15 a 20 minutos e depois diminua para fogo baixo.

Continue cozinhando o brigadeiro até que ele tenha a consistência adequada; mas depende do seu gosto porque, se desejar comer o brigadeiro de colher, ele pode ficar mais mole, mas se desejar enrolar irá precisar cozinhar mais um pouquinho.

Retire o brigadeiro do fogo e mexa um pouco para esfriar. Depois coloque sobre um prato e leve à geladeira até que esfrie. Se deseja comer o brigadeiro de colher, coloque um poco de chocolate granulado por cima e comece a comer à vontade.

Como enrolar o brigadeiro

Se você deseja enrolar o brigadeiro, primeiro precisa esperar a que ele esfrie. Coloque o chocolate granulado num prato e passe manteiga ou azeite nas mãos. Pegue um pouco de brigadeiro com uma colher e enrole com as mãos e depois passe pelo chocolate granulado.

Coloque o brigadeiro em forminhas de papel e depois poderá servir. Guardar na geladeira.