A coxinha é uma das receitas de salgad o mais populares e deliciosos da culinária brasileira. Servida na hora do lanche ou como petisco em bares ou festas, fazer coxinha em casa requer paciência e também pode render um bom dinheiro para quem deseja vendê-las.
Ingredientes:
Massa:
- 2 xícaras de caldo de galinha
- 2 1/8 xícaras de farinha de trigo
- 2 colheres de sopa de leite em pó
- 2 colheres sopa de manteiga em temperatura ambiente
- 1 colher chá de sal
Recheio:
- 1 colher sopa de óleo
- 1 colher sopa de cebola ralada
- 1 dente de alho picado
- 1/2 colher chá de colorau
- 2 peitos de frango desossados
- 1 colher sopa de salsa picada
- 1 colher sopa de cebolinha picada
- sal e pimenta do reino a gosto
Modo de preparo:
Massa:
Processar todos os ingredientes no liquidificador até ficar homogêneo. Cozinhe em uma panela, em fogo médio, mexendo sempre até que a massa forme uma bola que se afasta dos lados da panela (certifique-se que não há manchas molhadas na massa). Deixe esfriar e use para poder moldar as coxinhas.
Recheio:
Cozinhe o frango em cerca de 3 xícaras de água. Reservar dois copos do líquido de cozimento para preparar a massa.
Desfie o frango.
Aqueça o óleo em uma panela, adicione a cebola, depois o alho e, em seguida, colorau . Frite até dourar. Adicione o frango desfiado e cerca de 3 colheres de sopa de líquido de cozimento – o frango deve ser úmido, mas não escorrendo. Desligue o fogo e adicione as ervas picadas. Tempere a gosto com sal e pimenta.
Fazendo as coxinhas:
Pegue uma porção de massa do tamanho de uma bola de golfe e faça um disco. Coloque uma colher de chá de recheio no centro. Cuidadosamente molde a massa em torno do enchimento formando um pacote.
Torça o excesso de massa em cima e remova-o para obter uma forma de gota. Alise a superfície, se necessário, para corrigir quaisquer imperfeições. Certifique-se o recheio está bem selado na massa.
Molhe a mão na clara de ovo e espalhe uma camada fina sobre a coxinha de superfície e mergulho na farinha de rosca. Frite em óleo quente até dourar. Deixe escorrer em papel toalha.
Outra delícia que pode te interessar é a coxinha cremosa do bar Veloso, em São Paulo.