Como congelar: carne, frango e peixe

por | jun 30, 2016 | Receitas

Quando vamos congelar alimentos prontos, como a carne vermelha ou branca, é importante deixar para temperar apenas na hora do uso. O único preparo pré-congelamento é a limpeza e higienização.

Veja também
Como empanar carne, frango e peixe

10 dicas para cozinhar melhor

Dicas para o bolo perfeito

Mesmo que a carne, frango ou filé de peixe não estejam temperados e tenham sido congelados quando ainda estavam frescos, evite guardar por um longo período de tempo. Isso fará com que perca o gosto e fiquem velhos. A dica é armazenar para usar durante a semana, porque além de economizar, evita-se o desperdício de comida. 

Como congelar carnes

Não utilize tempero na hora de congelar as carnes, só tempere na hora de preparar. É muito importante congelar a carne fresca.

Os bifes devem ser congelados em saquinhos plásticos próprios para ir ao freezer ou papel aderente. Devem ser guardados separadamente, o mesmo vale para o hambúrgueres caseiros.

Como congelar frango

Para congelar frango, limpe-o bem. Caso ele esteja temperado, prefira guardar em potes de plásticos, limpos, secos e que sejam herméticos. Guarde em porções que serão usadas, por exemplo, três frangos em um pote.

Como congelar peixe

É ideal congelar os peixes quando estão frescos e sem nenhum tempero. Separe em saquinhos próprios para congelar ou papel aderente de forma individual, ou seja, cada filé separado. Além dos saquinhos coloque as porções que serão utilizadas em potes herméticos com água pela metade. Isso formará uma crosta de gelo e garantirá a qualidade do peixe. 

Dica

Aprenda como conservar verduras e faça seus alimentos renderem durante a semana.