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Café Halal

O Grupo Tijuco Preto Cafés Especiais tem o certificado Halal há dois anos. De acordo com o sócio-diretor da empresa, Paulo Teixeira Giordani, o objetivo principal foi aumentar a exportação. “Tivemos interesse no certificado por nosso foco em exportação de produtos. Através de palestras árabes, conhecemos o Halal e a importância filosófica e religiosa que tem para os muçulmanos. O certificado nos abriu as portas do mercado árabe, que é muito abrangente e está em franco crescimento”, comemora Giordani. O café já é um produto considerado “puro”, mas a Tijuco Preto achou válido garantir o certificado: “O documento dá mais credibilidade à empresa e agrega valor ao produto”.

O valor cultural que acompanha o selo é apontado pelo empresário como um grande diferencial: “O certificado faz com que conheçamos mais sobre a cultura árabe. É um mercado que está de portas abertas, apesar de a cultura ser muito diferente da nossa. Existe muito preconceito ainda dos dois lados. Existem países que têm barreiras não só comerciais, mas culturais. Às vezes, eles não aceitam que uma mulher vá fazer a negociação ou que um homem vá acompanhado de uma mulher sem que ela seja sua esposa. O processo deve ser feito com cuidado, mas ao mesmo tempo é um povo muito receptivo. É preciso dedicação e delicadeza para lidar com eles. É um mercado que está crescendo e traz muitas oportunidades para as empresas que resolverem investir nele”.

Ainda segundo Giordani, as vantagens da certificação Halal não se refletem somente no mundo islâmico. “São feitas muitas vistorias nas quais são analisadas questões sociais, ambientais e de higiene. E isso reflete no mercado de uma forma interessante. Há uma preocupação com a responsabilidade social e ambiental, segurança alimentar e com o andamento econômico da empresa. Eles ajudam, promovem eventos e estimulam novos negócios. É uma coisa muito boa para a empresa”, acredita.