São mais de 300 dias por ano aguardando que peru, farofa e companhia sejam servidos na ceia de Natal. Na expectativa pelos pratos que só se encontram na noite dia de 24 de dezembro, é normal exagerar na comilança e se arrepender depois. Nem quem está de dieta resiste. Siga as 6 dicas a seguir para evitar o deslize e, mesmo assim, aproveitar muito bem o jantar.
Leia também
Dicas para economizar na ceia de Natal
Diabéticos precisam de atenção com alguns pratos da ceia de Natal
Decoração para ceia de Natal
Ceia de Natal light
Farofa
A farofa de fim de ano também pode ficar saudável quando são escolhidos os melhores ingredientes. Troque bacon, ovos e embutidos por uva-passa, damasco, ameixa e castanha. damasco, ameixa, uva passa e até mesmo castanhas. Você também pode substituir a farinha por quinoa, gergelim, castanha e semente de girassol trituradas no liquidificador.
Oleaginosas
As castanhas, nozes e amêndoas são ricas em vitaminas, minerais e gorduras boas, mas são também calóricas e por isso devem ser consumidas com moderação. A dica da nutricionista Bruna Pinheiro, do Dieta e Saúde, é misturá-las ao arroz, farofas e saladas e não comer como petiscos, o que predispõe o exagero.
Saladas
Ótima opção para dar saciedade enquanto não chega a hora da ceia, a salada não pode faltar na noite de Natal. Adicione frutas secas, oleaginosas ou frutas típicas do Natal para dar ares de festas ao prato.
Carnes
O tradicional peru, destaque da ceia de Natal, pode ser consumido sem maiores problemas para a dieta. Uma porção de 100 gramas tem cerca de 150 calorias. A dica é assá-lo sem pele que, acaba passando sua gordura para a carne. O tender também tem poucas calorias, cerca de 130 por 100 gramas. Já o pernil tem cerca de 250 para a mesma quantidade e deve ser consumido com moderação.
Bebidas
As águas aromatizadas, que são misturadas a pedacinhos de frutas ou ervas, são uma ótima alternativa de bebida para refrescar durante a noite de Natal sem adicionar calorias. Sucos e água mineral também são boas opções. A melhor alternativa são os sucos. Na hora de brindar, fique na primeira taça que tem, aproximadamente, 100 calorias.
Sobremesa
Para quem está de dieta, as frutas frescas são as melhores opções, pois tem poucas calorias. As versões cristalizadas também podem fazer parte do cardápio, mas lembre-se que elas tem o dobro de calorias das frutas comuns. Mas se você quiser mesmo comer um bolo, uma tora ou outro doce mais elaborado, o conselho da nutricionista Bruna é escolher apenas uma opção, evitando o consumo de muitas calorias.