Bife de Atum com Tahine

por | jun 30, 2016 | Receitas

O Bife de Atum com Tahine vai fazer com esqueça o atum enlatado, como é normalmente consumido pela maioria.

Para escolher um bom bife de atum, que tem a carne tão vermelha quanto a de um bife de vaca, escolha aquele que esteja com a coloração bem avermelhada, e que não tenha manchas.

Experimente essa receita, que é uma forma deliciosa de apreciar este peixe com sabor tão intenso. O único detalhe é que deve ser servido de imediato depois que estiver pronto. Portanto, prepare o Tahine de Limão que o acompanha, antes do bife.

Ingredientes:

1 Bife de atum com 450 gramas, e 2,5 centímetros de altura
1 colher de sopa de sementes de abóbora tostadas
1 colher de sopa sementes de linhaça
2 colheres de sopa de sementes de gergelim
Sal fino e pimenta do reino
Óleo
Tahine de Limão (receita abaixo)

Modo de Preparo:

Bata num processador de alimentos, as sementes de abóbora e de linhaça, apenas o suficiente para que fiquem levemente picadas, ou pique com uma faca mesmo. Misture-as com as sementes de gergelim.

Lave o bife, e seque-o bem com papel toalha. Tempere com o sal e a pimenta do reino, e passe-o nos dois lados pela mistura de sementes.

Leve uma frigideira ao fogo alto, e deixe que aqueça muito bem. Quanto mais quente, melhor. Acrescente um fio de óleo, e de imediato, coloque o bife. Deixe fritando por 2 minutos de cada lado.

Retire do fogo, e corte-o em fatias de 2 ou 3 centímetros, regue-o com o Tahine de Limão, e sirva, de preferência, com salada.

Receita de Tahine de Limão

Ingredientes:

1 ovo
Suco de um limão (cerca de 1/4 xícara)
3 colheres de sopa de Purê de Gergelimn (encontrará enlatado nos grandes supermercados)
1 colher de sopa de mel
1 dente de alho esmagado
2 colheres de chá de gengibre
½ de colher de molho de soja
½ de xícara de óleo de amêndoas ou óleo de macadâmia
sal fino e pimenta à gosto

Modo de Preparo:

Bata todos os ingredientes num processador, ou liquidificador, menos o óleo, o sal e a pimenta. Quando se transformar numa pasta, acrescente o óleo, e deixe bater mais dois minutos. Tempere, e guarde na geladeira enquanto prepara o bife.