O bacalhau é apreciado no mundo todo por possuir baixo teor de gordura e alta concentração de proteínas, não tem contraindicações. Sua industrialização teve origem na Noruega, mas foram os portugueses que introduziram na culinária esse peixe que se tornou símbolo do país. Sendo assim tão apreciado, segue uma deliciosa receita de bacalhau ao forno com batatas.
Ingredientes:
- 1 filé de bacalhau de aproximadamente 1 kg
- 1 kg de batatas em rodelas
- 1 pimentão vermelho em rodelas
- 1 pimentão verde em rodelas
- 2 cebolas grandes em rodelas
- Manteiga
- Azeite extravirgem (a gosto)
- Pimenta (a gosto)
- 2 xícaras de azeitonas pretas e verdes sem caroço
Modo de preparo:
É essencial deixar o bacalhau repousar de um a dois dias na água com períodos próximos de troca de água. Aconselha-se também a optar por usar água bem gelada em pelo menos duas dessas trocas. Terminado esse processo, está na hora de levar o bacalhau para ferver por cerca de 30 minutos. Em seguida, desligue o fogo e deixe esfriar, desfiando o bacalhau de modo que fique em lascas não tão finas.
Em um refratário, espalhe a manteiga. Em seguida, espalhe de forma uniforme as lascas de bacalhau e acrescente as batatas. Aqui vai uma dica: tempere-as com um limão-siciliano, uma pitada de sal e pimenta a gosto, isso proporciona um sabor mais picante (para aqueles que gostam de pimenta). Agora, disponha as azeitonas misturando-as para dar um visual lindo ao prato.
Já enchendo os olhos, espalhe os pimentões. O vermelho e o verde têm um sabor mais apurado, mas fica a seu gosto usar o amarelo. O importante é agradar os seus convidados. Sobre todos esses ingredientes, espalhe as cebolas em rodelas. Chegou o momento mais esperado, regue com azeite, de preferência bastante azeite, se você for um apreciador do mesmo. Hoje o mercado oferece uma grande variedade de azeites; virgens, extravirgens, refinado, puro. A vantagem do azeite sobre outros óleos vegetais é que não é extraído sobre altas temperaturas, alta pressão e solventes químicos, e consequentemente não passam por um processo de oxidação. O fruto das oliveiras mantém seus óleos essenciais para uma alimentação saudável. Terminado esse processo, cubra a travessa com papel alumínio e leve ao forno, já preaquecido, por volta de 30 a 40 minutos.
Dica: você pode utilizar a mesma receita para um processo a ser levado ao fogo e não ao forno. Essa receita rende aproximadamente de 7 a 8 porções, o tempo de preparo é médio, nível fácil de execução e o resultado é saboroso.