Arroz soltinho com vinagre ou limão: veja dicas para acertar no ponto

Que bom seria se houvesse um segredinho mágico para você nunca errar na hora de preparar um arroz soltinho. Já pensou em não correr mais o risco de pagar esse mico na frente da sogra, na reunião para o almoço de domingo ou no convite para jantar com os amigos? Pois saiba que esse “truque mágico” existe – e são dois, não um.

Limão ou vinagre para fazer arroz soltinho

Para começar, não deixe de dar uma fritadinha no arroz no refogado à sua escolha. Depois, acrescente gotas de suco de limão ou de vinagre no arroz enquanto ele cozinha. Com esse truque, é garantido que os grãos não vão empapar.

Arroz branco cru (Crédito: jcomp/Freepik)

A quantidade de limão vai depender da quantidade de arroz. A proporção é de cerca de 10 gotas ou 1 colher de sobremesa de limão ou vinagre de maçã para cada duas xícaras de arroz. É preciso colocá-las diretamente na água do cozimento.

O truque das gotinhas de vinagre ou de limão não interfere em nada no sabor do arroz desde que você respeite o tempo de cozimento. Também é importante não exagerar na quantidade desses líquidos ácidos para não azedar sua preparação.

Mais dicas para fazer arroz soltinho

arroz soltinho
Arroz branco cozido (Crédito: jcomp/Freepik)

Além de usar limão ou vinagre no arroz, siga também as dicas abaixo para que o alimento fique soltinho, sem empapar:

  • Use arroz parboilizado, cuja “capinha” ajuda a não grudar;
  • Nunca lave o arroz;
  • Refogue bem os grãos na gordura escolhida (azeite, óleo ou banha), envolvendo todos eles muito bem;
  • Só mexa o arroz quando ele já estiver cozido, para soltar os grãos e servir – e nunca durante o preparo, quando a água estiver secando.

Pratos com arroz