Ingrediente básico e indispensável para o refogado clássico, a cebola perfuma e garante sabor e textura extra aos mais diferentes pratos.
Se você não abre mão do alimento, mas não gosta de ter que manuseá-lo constantemente, por causa do cheiro que deixa nas mãos ou pelo “choro” que a cebola provoca, precisa saber que é possível armazenar e até congelar cebola picada para usar sempre que precisar.
Como congelar cebola picada
Quem quer poupar tempo na cozinha e não pretende cortar cebolas a cada refeição, pode congelar o alimento picado, em pequenas porções.
Basta picar a cebola como desejar, retirar o excesso de umidade com um papel toalha e levar ao congelador em potinhos com tampas bem vedados. O ideal é congelar porções pequenas e individuais, para usar em uma única preparação. Isso porque, depois de descongelado, o alimento não pode voltar ao freezer.
É importante ressaltar, no entanto, que a cebola congelada não fica tão boa quanto a fresca, picada na hora. Porém, é uma boa alternativa para quem tem o dia a dia corrido. Muito melhor, por exemplo, do que utilizar temperos prontos, cheios de aditivos químicos.
Como guardar cebola na geladeira
Outra alternativa é guardar cebola picada na geladeira. Em um pote bem fechado e com um pouco de azeite e sal, o alimento picadinho pode ser armazenado por até 5 dias.