Prato tradicional pode ser feito em uma peneira ou até mesmo no micro-ondas
Delicioso, prático e versátil, já que pode ou não receber recheios e complementos, o tradicional cuscuz nordestino é ótima opção para o café da manhã ou mesmo para servir como acompanhamento para o almoço ou jantar. E nem é preciso ter uma panela especial para preparar o prato. Confira dois jeitos simples de fazer cuscuz sem cuscuzeira:
Como fazer cuscuz sem cuscuzeira?
Cuscuz na peneira
Em uma tigela, misture 2 xícaras (chá) de farinha de milho tipo flocão com 1 colher (chá) de sal. Então, acrescente aos poucos 1 xícara (chá) de água, misturando bem para incorporar. Deixe o cuscuz hidratando por cerca de 10 minutos.
Coloque o cuscuz hidratado em uma peneira de metal e nivele com uma colher, sem compactar. Posicione a peneira sobre uma panela com cerca de dois dedos de água fervente. Tome cuidado para que a peneira não encoste na água.
Cubra a peneira com papel alumínio, feche bem e cozinhe por cerca de 15 minutos. Depois, basta desenformar sobre um prato e servir.
Cuscuz de caneca no micro-ondas
A versão individual do cuscuz nordestino de caneca é ótima para um lanche rápido, por exemplo. Em uma tigela, misture ½ xícara (chá) de farinha de milho tipo flocão com uma pitada de sal. Acrescente aos poucos ¼ de xícara (chá) de água, misturando bem para incorporar. Deixe o cuscuz hidratando por cerca de 10 minutos.
Coloque o cuscuz hidratado em uma caneca untada com manteiga, sem compactar, apenas nivelando para que ele não fique muito duro ao fim do preparo. Então, cubra a caneca com um pires e leve ao micro-ondas por cerca de 1 minuto e meio. Depois, basta desenformar sobre o pires.