Analisar o rótulo errado pode te fazer ter a falsa impressão de que escolheu o mais saudável
Precisa comprar um creme de leite para uma receita e não sabe a diferença entre o de caixinha e o que fica na geladeira? Embora eles pareçam a mesma coisa por causa do nome, existem alguns pontos que podem fazer toda a diferença para a sua receita. Entenda abaixo.
Qual a diferença entre as opções de creme de leite do mercado?

Como explica Gigi Vilela em um vídeo publicado no seu perfil no Instagram, existe uma pegadinha ao analisarmos esses dois produtos. A questão da gordura, por exemplo, é um fator que confunde.
Embora o de caixinha tenha só entre 15 e 20% de gordura e o fresco tem entre 35 e 40%, a lista de ingredientes do primeiro é muito diferente do segundo.
No produto em caixinha, existem alguns ingredientes que não são de fato necessários para um creme de leite. Enquanto isso, a versão fresca é apenas creme de leite pasteurizado.
Além disso, o alto teor de gordura ajuda que o creme de leite não fique talhado com o calor. Por isso, o creme de leite fresco é mais indicado para colocar na panela ainda no fogo.
Em quais receitas usar cada tipo de creme de leite?
Use o creme de leite fresco em preparos que pedem cremosidade, estabilidade ao calor e função técnica — por exemplo, chantilly, ganache, molhos encorpados, risotos cremosos ou sobremesas delicadas.
Já o creme de leite de caixinha é mais indicado para preparos simples e frios ou de baixa temperatura — como caldas, pudins rápidos, recheios leves e doces simples, onde não haverá fervura intensa ou necessidade de bater em chantilly.









