Apesar de ser comum guardar o ovo na geladeira, muita gente fica na dúvida se essa é realmente a melhor forma de armazenamento, afinal, no supermercado ele é encontrado em gôndolas, longe de ambientes refrigerados.
De acordo com regulamentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os ovos devem ser mantidos em baixas temperaturas, ou seja, o ideal é que eles fiquem na geladeira. Mas, então, porque nos locais de compra o alimento é encontrado nas prateleiras? O motivo é bem simples.
Os ovos precisam ser mantidos em locais frescos e arejados, sem grandes variações de temperatura, algo que não acontece dentro de casa. Como os mercados são ambientes controlados, é normal que o alimento fique fora da geladeira.
Jeito certo de guardar ovos na geladeira
Em casa, os ovos realmente devem ser armazenados dentro da geladeira, mas sabia que o hábito de manter o alimento na porta do refrigerador não é considerado adequado? Isso por que a região é a que mais sofre variação de temperatura, o que pode romper a cutícula que envolve o ovo por baixo da casca e deixá-lo impróprio para consumo.
Portanto, o recomendável é guardar o ovo no centro da geladeira, sobre a prateleira, onde a temperatura é controlada. Para minimizar o risco de contaminação cruzada por outros produtos, mantenha o alimento sempre dentro da caixa ou em outro recipiente coberto.