null: nullpx
dicas de cozinha-Delicioso

Medo da panela de pressão? 11 cuidados para tomar e evitar qualquer risco

Quantidade certa de alimento, tempo de preparo e até higienização correta interferem na segurança do utensílio
Publicado 2 Set 2022 – 11:28 AM EDT | Atualizado 2 Set 2022 – 11:28 AM EDT
Compartilhar
Default image alt
Panela de pressão Crédito: MariTavares/Istock

Cozinhar com panela de pressão é sinônimo de economia de tempo e dinheiro: além de preparar os alimentos três vezes mais rápido do que a panela comum, ela ainda diminui os custos com gás.

O medo de usar a panela de pressão no dia a dia é comum e compreensível, já que, de fato, existe o risco explosão. Mas cuidados simples são capazes de evitar qualquer chance de acidente. Confira:

Cuidados ao usar panela de pressão


1. Os cuidados devem começar logo na compra da panela de pressão. Escolha um utensílio com selo de certificação do INMETRO e adquira o produto em lojas credenciadas.


2. Na hora de preparar as refeições, tome cuidado para não colocar alimentos demais na panela de pressão. Se ela estiver muito cheia, a circulação do ar dentro do utensílio pode ficar comprometida, aumentando os riscos de acidentes.

3. O risco de explosão da panela de pressão também é alto se pedaços de alimentos ficarem presos à válvula. Ela pode ficar entupida quando o utensílio abriga quantidades excessivas de água e comida. Por isso, nunca ultrapasse dois terços de sua capacidade total.

4. Por outro lado, a panela de pressão não deve ser levada ao fogo vazia demais. Quantidades pequenas de água e alimentos podem fazer com que os líquidos evaporem por completo, queimando a comida.

5. A proporção entre água e alimentos também deve ser seguida de acordo com a receita para evitar acidentes. No cozimento do feijão, por exemplo, 3 xícaras (chá) de água são necessárias para cozinhar 1 xícara (chá) do grão.


6. O tempo de cozimento na panela de pressão deve ser contado a partir do momento em que a válvula começa a fazer o barulho do chiado, e não quando a tampa é colocada. Ficar atento ao relógio é extremamente importante quando se usa o utensílio.

7. Nunca use a panela de pressão para preparar frituras por imersão. O óleo quente pode danificar as peças de borracha e aumentar os riscos de acidente.

8. Nunca abra a panela de pressão se notar vapor saindo pela válvula. O maior e mais perigoso erro no uso da panela de pressão é tirar a tampa quando ainda há pressão dentro do utensílio.

9. Os cuidados com a panela de pressão continuam com sua higienização adequada. Ao lavar o utensílio, certifique-se que não há restos de alimento nos buraquinhos da válvula e retire a borracha de vedação da tampa para que ela seja limpa separadamente.


10. Para evitar acidentes com panela de pressão, troque com regularidade parte das peças. A borracha de vedação deve ser substituída a cada 6 meses e a válvula deve ser trocada a cada 5 anos, aproximadamente.

11. Por fim, se o medo ainda persistir, opte por uma panela de pressão elétrica. Elas são mais caras, mas contam com sistemas de segurança que impedem sua abertura, evitando assim os acidentes. Além disso, possuem timer que desliga sozinho o utensílio ao fim do tempo programado.

Dicas de cozinha

Compartilhar

Mais conteúdo de interesse