Utensílio indispensável em qualquer cozinha, a tábua de cortes normalmente é encontrada na sua versão em madeira. O material, apesar de mais comum, não é considerado o mais indicado.
Qual é o melhor tipo de tábua de carne?

A tábua de cortes de madeira, por ter superfície porosa, pode acumular resíduos de alimentos e, assim, favorecer a proliferação de bactérias. E o mesmo acontece com as tábuas de plástico, que também podem aumentar os riscos de contaminação.
Do ponto de vista higiênico, a tábua de corte de vidro é a mais recomendada, já que não permite ranhuras e descarta qualquer chance de contaminação cruzada. Além disso, ela é mais fácil de lavar e não retém cheiro.
A tábua de vidro, no entanto, exige cuidados extras na cozinha. Sua superfície lisa se torna escorregadia facilmente, o que poderia causar acidentes. Outro porém é que o atrito constante do vidro com a faca pode comprometer o fio do utensílio.
Uma boa opção é a tábua de cortes feita em bambu. Apesar de um pouco mais cara, ela é durável, não deixa a faca cega e também é considerada higiênica, uma vez que o bambu tem ação bactericida natural.