Como saber se o peixe está fresco antes mesmo de comprar: 6 sinais não tão óbvios

por | abr 19, 2022 | Dicas de cozinha

O cheiro de podre facilmente denuncia um peixe estragado. Mas na hora da compra, outros sinais não tão óbvios merecem atenção e ajudam a identificar quando o alimento está bom ou não para consumo.

Como identificar quando o peixe está fresco

Aparência

A primeira dica é olhar para o peixe e ter em mente que um peixe fresco é muito parecido com um peixe vivo. Ou seja, sua cor não pode ser opaca, a pele deve estar úmida e a carne não deve apresentar manchas, furos ou cortes.

Cheiro

O peixe fresco tem cheiro de mar. Se ele apresentar odor forte e desagradável, como o de amônia, sinal de que ele não está bom para consumo.

Escamas

Fique de olho nas escamas: elas devem parecer translúcidas, brilhantes e resistentes. Se elas se soltam muito facilmente da carne é porque o peixe já não está tão fresco.

Olhos

Um peixe fresco ainda exibe olhos brilhantes e salientes, sem pontos brancos ou aparência opaca.

Cor das guelras

Verifique as guelras, que é a parte que fica abaixo da bochecha do peixe. Elas devem estar bem vermelhas. Quando o peixe não está fresco, as guelras ficam rosadas ou mesmo acinzentadas.

Teste do buraco

Por fim, se possível, faça o teste do toque. Pressione levemente o dedo sobre o peixe e verifique se a carne volta à posição inicial. Se ficar um “buraco”, sinal de que o alimento não está bom para consumo.