Saiba como limpar corretamente a pia da cozinha e tirar manchas e encardidos

por | jan 2, 2023 | Dicas de cozinha

É na pia da cozinha que apoiamos talheres, deixamos pratos e preparamos a maioria dos alimentos. Justamente por isso, manter a região sempre bem higienizada é fundamental para evitar contaminações e problemas de saúde. Aprenda como limpar corretamente a pia da cozinha e eliminar manchas e encardidos:

Passo a passo para limpar a pia da cozinha

#1 Antes de começar a limpeza, esvazie completamente a pia. Guarde a louça do escorredor e tire restos de alimentos que podem ter ficado na cuba, na bancada ou no ralo.

Limpeza da cozinha
courtneyk/Istock

#2 Aplique detergente em uma esponja macia e úmida e esfregue bem toda a área da pia, começando pelas emendas e recortes, que são lugares onde a sujeira acaba impregnada.

#3 Para tirar limo e manchas, além do detergente, aposte também em desengordurantes, que ajudam a eliminar cantos encardidos a pia.

#4 Depois de higienizar bem a cuba, aproveite para limpar ainda as torneiras e o ralo, usando a mesma esponja com detergente e desengordurante.

Pia da cozinha
SolStock/Istock

#5 Se a estrutura da pia for de porcelana, cobre ou aço inoxidável, uma limpeza simples com esponja e detergente é suficiente para remover a sujeira e a gordura. No entanto, quem tem pia de pedra, mais comum em casas antigas, deve passar uma escova nas partes mais porosas.

#6 Após a higienização com água e detergente é importante ainda secar a pia, já que o acúmulo de umidade favorece o surgimento de germes e bactérias. Passe um rodinho por toda a região e, em seguida, use panos secos para finalizar.

Dicas e truques de cozinha