Como fazer fondue na panela comum sem réchaud: veja alternativas e cuidados

por | maio 17, 2022 | Dicas de cozinha

A panela com réchaud (a parte que abriga o fogo que aquece o utensílio) é perfeita para a preparação de fondue, mas saiba que mesmo sem ele é possível fazer em casa o prato que é a cara do inverno.

Como fazer fondue na panela tradicional

O fondue, tanto o de chocolate quanto o de queijo, pode ser preparado em uma panela tradicional no fogão. Neste caso, o ideal é optar por um utensílio de inox, cerâmica ou mesmo de ferro, que retêm mais o calor.

Fondue de chocolate
olgakr/Istock

O tamanho da panela também deve ser compatível com a receita. Se ela for grande demais, o fondue pode acabar esfriando rapidamente. Se desejar fazer uma porção para duas pessoas, por exemplo, opte por uma panela pequena.

Você também pode fazer o fondue em uma tigela de vidro ou inox, derretendo o queijo ou o chocolate em banho maria.

Na hora de servir, para evitar o resfriamento, uma boa alternativa é colocar o recipiente com fondue dentro de uma tigela maior com água quente.

Fondue de chocolate
olgakr/Istock

Quem não tem réchaud para fazer fondue ainda deve, preferencialmente, deixar frutas e pães já cortados antes do preparo da receita. Assim ele já vai para a mesa pronto para ser consumido.

Se o fondue esfriar durante o jantar, basta aquecer novamente em banho maria ou na própria panela, em fogo baixo, para que a textura fique cremosa de novo.

Receitas práticas