Molho de tomate aguado? Aprenda 4 formas de encorpá-lo

Truques simples com farinha, amido de milho e até pão ajudam a deixar a preparação mais encorpada

O molho de tomate aguado e ralinho pode se transformar em uma preparação mais encorpada e até mesmo cremosa com truques simples e práticos de cozinha. Aprenda as dicas mais fáceis  (e que não interferem no sabor) para isso:

Como engrossar molho de tomate?

Como engrossar molho de tomate com amido de milho

Em uma xícara, misture 1 colher (chá) de amido de milho com um pouco de água e mexa bem para dissolver. Então, despeje na panela do molho de tomate. Continue misturando até o molho engrossar e pronto.

Molho de tomate (Crédito: Unsplash/Dennis Klein)

Engrossar molho de tomate com farinha

O molho de tomate aguado pode ganhar consistência com o “roux”, uma técnica francesa que serve como espessante natural e que consiste, basicamente, em combinar partes iguais de manteiga e farinha. Leve uma panela ao fogo, derreta a manteiga e, em seguida, adicione a farinha. Mexa bem com uma colher, por cerca de 2 minutos, até que a farinha fique cozida e junte o molho de tomate.

Pão de forma ajuda a engrossar molho de tomate

Retire as cascas de uma ou duas fatias de pão de forma, mergulhe em um pouco de leite para umedecer e, em seguida, junte ao molho de tomate para engrossar a preparação.

molho de tomate aguado
Molho de tomate (Crédito: Unsplash/Heather Ford)

Engrossar o molho de tomate com redução

Se você não tem pressa para finalizar a preparação ou não quer incluir nenhum ingrediente extra, engrosse o molho de tomate por meio de redução, ou seja, deixando-o mais tempo no fogão. Depois que o molho levantar fervura, abaixe o fogo e deixe cozinhando até obter a consistência desejada, mexendo de tempos em tempos para evitar que queime.

Dicas e truques culinários