Frio combina com sopa. E sopa, como vocês vão ver, combina muito bem com cebola. Saborosa, é uma refeição completa, ideal para o final de tarde com temperaturas baixas. É excelente e vai agradar especialmente os vegetarianos e quem tem intolência ao glúten!
Esta receita de sopa de cebola leva dois ingredientes não tão comuns, mas fáceis de achar no supermercado: a pasta de missô e a farinha de cevava (esta última mais leve e de mais fácil digestão do que a farinha de trigo, além de não conter glúten). Essa receita é muito parecida com a famosa sopa de cebola do Ceasa, de São Paulo.
Receita de sopa de cebola
Ingredientes:
- 4 cebolas grandes
- 2 e 1/2 colheres de sopa de manteiga
- 1/2 xícara de vinho branco seco
- 2 dentes de alho
- 1 e 1/2 colher de sopa de farinha de cevada
- 3 colheres de sopa de pasta de missô
- 1/2 maço de salsinha (pode ser também coentro ou dill)
- 1/2 maço de cebolinha
- sal e pimenta a gosto (se necessário)
- 7 xícaras de água ou caldo de legumes caseiro
- pão (crostini italiano, baguete ou australiano)
- queijo ralado (escolha emmenthal ou gruyere para um sabor mais requintado)
Modo de preparo:
Corte a cebola em rodelas finas e pique o alho. Derreta as 2 colheres de manteiga em uma panela grande e adicione a cebola e o alho, mexendo para dourar em fogo baixo. Acrescente o vinho branco e continue mexendo até reduzir o volume.
Abra um espaço no meio da cebola e derreta a 1/2 colher de manteiga que faltava, acrescentamdo a farinha de cevada a manteiga derretida aos poucos, misturando bem e incluindo as cebolas no final.
Vá colocando a água aos poucos, mexendo sempre, até terminar de colocar toda a água. Aumente o fogo e tampe até ferver.Assim que ferver, pegue um processador (ou liquidificador) e bata cerca de 2 xícaras do caldo da sopa com a pasta de missô e a salsinha, até formar um purê. Despeje o purê dentro da panela de sopa, abaixe o fogo e vá mexendo, até o purê se dissolver e se mesclar com a sopa.
Prove e veja se há necessidade de sal ou pimenta (o missô normalmente já é salgado). Pique a cebolinha e acrescente a sopa, deixando por mais cerca de 10 minutos no fogo baixo.
Enquanto isso, corte o pão em rodelas. Despeje a sopa em cumbucas individuais, coloque uma fatia de pão como se fosse tampar o pote e salpique bastante queijo ralado por cima do pão. Coloque as cumbucas no forno em fogo médio até que o queijo derreta.
Sirva bem quente e com muito cuidado, não esqueça que as cumbucas estarão superquentes também! Se for em um jantar mais chic, pode servir com vinho tinto sem medo.
Leia também:
Perca peso com a sopa: Nutricionista dá receitas para enxugar medidas
Dieta de sopa desintoxicante: Sopas e sucos vão ajudá-la a se livrar das toxinas acumuladas
Sopa de legumes com quinoa: Receita ajuda a queimar os pneuzinhos