Este sanduíche de chocolate e azeite de oliva é uma tentação. Podemos até afirmar que se ainda estivessémos no tempo da Inquisição Espanhola, os bispos que promoviam as caças às bruxas estaríam a perguntar sobre quem foi que se atreveu a promover essa invenção diabólica.
A combinação, ainda que pareça simples, é mesmo perversamente boa!
E pelo que reza a história, esta invenção nasceu na região da Cataluña, na Espanha, no período posterior à guerra civil. A ideia, basicamente, era derreter o chocolate, e espalhar sobre uma torrada, derramar um fio de azeite por cima, e acrescentar uns salpicos de sal. Sendo a mescla do doce e salgado, um verdadeiro deleite para o paladar.
O tempo passou, a receita permaneceu, atravessou gerações, foi aprimorada, e ganha lugar na culinária de todo o mundo. O próximo espaço a conquistar pode ser a sua cozinha. Experimente esse pecadinho delicioso!
Ingredientes:
- 200 g de chocolate de boa qualidade, escuro, picado (prefiro a marca suiça Lindt!)
- 1 pão de forma caseiro, de preferência que possa ser fatiado ao momento, e neste caso em fatias com 1,5 centímetro de espessura
- 40 g de manteiga sem sal
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva
- 1 colher de sopa de azeite extra virgem, para chuviscar
- Flocos de sal marinho (e poderá omitir este ingrediente, se usar o chocolate escuro Lindt com um toque de sal marinho)
Modo de Preparo:
Distribua os pedaços da barra de chocolate picado sobre as fatias de pão, e cubra a cada uma com outra fatia, formando o sanduíche. Numa frigideira, aquecida em fogo médio, coloque 20 gramas de manteiga e uma colher de azeite de oliva.
Quando estiver bem aquecido, coloque 2 sanduíches por vez (essa receita é suficiente para 4), deixando cerca de 3 minutos cada lado. Ou o tempo suficiente para que o pão fique dourado, e o chocolate derretido.
Retire, e reserve. Limpe a frigideira, acrescente o restante da manteiga e do azeite, e faça os outros dois, seguindo o mesmo processo.
Antes de servi-los, regue o pão com o azeite extra virgem, e polvilhe com o sal marinho. Bom apetite!