Aprenda como elaborar essa receita de feijoada japonesa. A dica abaixo rende aproximadamente 5 porções.
Leia também:
Feijoada vegetariana
Feijoada Light
Receita de temaki de salmão com cebolinha
Ingredientes:
- 1 kg de feijão preto
- 1 pacote de charque (500g)
- 1 bandeja pequena de pé de porco
- 300 g de bacon em bloco
- 500 g de músculo de boi
- 2 linguiças calabresas defumadas
- 2 linguiças tipo paio
- 500 g de costelinha de porco fresca ou congelada
- 1 cabeça de alho descascada e picada
- 2 cebolas picadas
- 50 ml de óleo
- Sal se necessário
- Pimenta-do-reino a gosto
- 4 folhas de louro
Farofa:
- 3 colheres (sopa) de azeite
- 100 g de bacon picado em tirinhas
- 2 ovos
- 1 dente de alho picadinho
- 1/2 cebola fatiada
- 1 tomate grande picado
- 1/2 xícara (chá) de azeitonas verdes picadas
- Farinha de mandioca o suficiente (gosto da torrada)
- Sal e pimenta do reino
- Cheiro verde picado
Preparo:
Separe o feijão e deixe de molho por 4 horas. Corte o charque em pedaços, lave bem e deixe de molho por umas 2 horas. Não é necessário trocar a água pois o charque daqui não é muito salgado e acaba-se tirando todo seu gosto. Coloque os pedaços do pé, as costelas e o bacon picado numa panela. Coloque água que cubra as carnes e leve ao fogo. Deixe aferventar e escorra. Lave bem em água corrente e reserve. Coloque o feijão, com a mesma água que ficou de molho, na panela de pressão. A água tem que ficar uns 4 dedos acima do nível de feijão. Tampe e leve ao fogo. Quando pegar pressão e começar a chiar, conte 20 minutos.
Se você tiver outra panela de pressão, coloque nela as carnes: charque escorrido, pé de porco, costelinha, bacon, linguiças em rodelas e o músculo em pedaços. Coloque água que cubra as carnes e leve ao fogo também. Deixe por 30 minutos depois que começar a chiar. Caso não tenha duas panelas, espere o feijão cozinhar e coloque as carnes para cozinhar. Se quiser, deixe um pouco de feijão e caldo para cozinhar junto com as carnes para “pegar cor”. Numa panela bem grande, refogue o alho e a cebola. Junte o feijão e as carnes cozidas. Caso não tenha muito caldo, acrescente um pouco de água quente ao feijão. Junte as folhas de louro e tempere com pimenta do reino. Prove o sal e acerte se necessário. Deixe dar uma aferventada. Junte o suco de um limão e cozinhe por mais alguns instantes. Retire a espuma branca da superfície. Se você gosta do caldo mais grosso, deixe apurando mais alguns minutos.
Para a farofa, refogue o bacon no azeite em fogo médio. Quando ficar douradinho, afaste o bacon para um canto e quebre os 2 ovos. Misture e frite por alguns instantes. Afaste para um canto também. Se necessário, coloque mais azeite e refogue o alho com a cebola. Coloque o tomate picado e refogue até derreter. Junte as azeitonas e
vá adicionando a farinha de mandioca aos poucos até ficar na textura que você gosta, mais molhadinho ou mais sequinho. Tempere e desligue o fogo. Junte o cheiro verde e misture.
Dicas:
Essa receita é mais leve que a feijoada tradicional. Sirva a feijoada com couve refogada, molho vinagrete e de pimenta e laranja ou abacaxi como sobremesa para “cortar” a gordura.
Veja outros conteúdos da CT Editora.