Ele é o principal prato da ceia de Natal. Mas, como é feito somente uma vez por ano, nem sempre o resultado do peru assado é dos mais satisfatórios. Se nesse fim de ano, a responsabilidade pela carne é sua, anote alguns conselhos para que sua receita fique bem macia e suculenta.
Leia também:
5 pratos principais da ceia de Natal
Como fazer uma ceia de Natal light e não engordar
Receita de farofa de Natal: aprenda 7 opções
Dicas para preparar peru
Descongele a carne, ou seja, tire o peru do freezer e passe para a geladeira, pelo menos, 12 horas antes do preparo. Normalmente, a carne já vem temperada, mas ele ficará especial se tiver um toque da sua personalidade. É importante que ele fique marinando por 6 horas antes do cozimento.
Se você for rechear o peru, lembre-se de calcular cerca de 300g de recheio (farofa) para cada quilo de peru. Lembre-se de não deixar a cavidade da ave muito apertada, pois a farofa vai se expandir com o calor e a umidade. Também não esqueça de costurar a abertura da cavidade, passo necessário somente para aves recheadas.
Para deixar a carne do peru mais macia, banhe a ave descongelada com algum suco cítrico antes de levá-lo para o cozimento. Pode ser limão ou laranja, os componentes do suco ajudam a amaciar a carne. Como a carne do peru é uma das mais magras, ela tem grande facilidade de ressecar. Por isso, na hora de assar opte por uma das opções abaixo:
Insira em um saco
Se você for usar um saco de assar, específico para ir ao forno, forre-o com uma colher de sopa de farinha de trigo. Coloque o saco na assadeira e o peru com o peito para cima dentro do saco. Enrole a boca para fechar e faça alguns cortes para respirar, mas não adicione caldo. A carne vai soltar líquido e cozinhar no vapor.
Use papel alumínio
Se não for usar um saco de cozimento, coloque mais ou menos meio centímetro de água dentro da assadeira e cubra com uma tampa ou com papel alumínio. Basicamente, o peru deve estar envolto em vapor pela maior parte do tempo de cozimento. Cheque o peru de uma em uma hora para repor o líquido se estiver acabando. Depois de cozido, você pode remover o papel para dourar a carne.
Tempo de cozimento
Normalmente, os perus industrializados têm o pino que avisa quando a carne está pronta. Mas não confie somente nessa ferramenta: o tempo de cozimento pode variar de acordo com o peso de seu peru e a potência de seu forno. A cada quilo de carne, acrescente 40 minutos de cozimento. Se o peru estiver recheado aumente mais 30 minutos.
Não tenha pressa, asse a ave na temperatura mais baixa entre as que a embalagem costuma indicar, entre 150 a 180°C. E não esqueça de ir sempre regando a ave com o caldo que ela produz, para garantir a maciez da carne. Se você não tem termômetro, faça um corte na parte mais grossa da ave, na coxa, para saber se o peru está assado. O líquido que escorrer deve ser claro, sem nenhum traço de sangue ou cor escura.