O que comer no Natal e no Ano-Novo para não ganhar barriga: 7 dicas certeiras

por | jun 30, 2016 | Receitas

As festas de fim de ano são sinônimo de muita comilança, e consequentemente, de algumas escorregadas para quem faz dieta. No entanto, com alguns cuidados e pequenas substituições no cardápio é possível encarar a época sem sair da linha.

Leia também:
Como reduzir as calorias da rabanada: dicas para fazer essa delícia mais light 
Quais pratos das festas de fim de ano mais incham o corpo? Lista para evitar 
Como faz para desossar e tirar a pele do peru de Natal? Aprenda o jeito mais fácil 

“Não é preciso deixar de lado a oportunidade de saborear preparações diferentes. O segredo está na quantidade”, define a nutricionista e coach, Talitta Maciel. A especialista recomenda sete dicas que vão ajudar a resistir às delícias das festas. Confira. 

Como aperitivo você pode optar por palitinhos de vegetais como cenoura e pepino, por exemplo, e patês leves como de grão de bico e de abacate.

Comece a ceia pelas saladas cruas, porque elas contêm fibras que vão ajudar na saciedade e a diminuir a absorção de gorduras. Evite saladas com maionese.

Troque o arroz branco pelo integral, ou ainda o arroz feito com quinoa. Segundo a nutricionista é uma opção gostosa e rica em fibras.

Quando for montar seu prato, escolha um dos tipos de carne, seja peru, pernil ou tender. Prefira as carnes mais internas, que contêm menos sal e gorduras.

Como sobremesa, dê preferência para as opções menos doces e que sejam feitas sem leite. As frutas da época, como abacaxi e pêssego, são boas alternativas. Se for escolher uma sobremesa, é interessante optar por uma só.

Substitua a rabanada frita pela assada, é tão gostosa quanto a original, mas sem o óleo.

Cuidado com as bebidas alcoólicas, pois também são bem calóricas. A cada copo de bebida alcoólica você deve ingerir 10 copos de água para ajudar o organismo a liberar o álcool.