Na vida da mulher moderna, o iogurte não pode faltar em sua dieta diária. Ele é um dos alimentos frescos mais completos que existem, além de promover mudanças muito benéficas no seu corpo e ainda dá para fazer em casa. Quer saber como?
Antes de fazer o seu próprio iogurte, a nutricionista Cristiane Perroni explica que, além de ser um excelente companheiro para o funcionamento da flora intestinal, o alimento é muito rico em cálcio e pode ajudar na prevenção da osteoporose. “O iogurte só é contra-indicado para quem sofre de gastrite ou úlcera porque o leite provoca o aumento na produção de gases”, alerta.
Sobre o valor calórico, preocupação de muitas mulheres, a nutricionista diz que não se trata de nada alarmante. “Um copo de 100 ml de iogurte possui cerca de 100 calorias. E, se for do tipo light, temos uma redução de 50%”, revela.
Existe uma enorme variedade de iogurtes nas prateleiras dos supermercados, mas buscamos uma receita muito fácil de fazer para preparar em casa. Uma dica: o consumo deve ser imediato porque não possui conservantes.
Ingredientes:
1 copo de iogurte natural integral de qualquer marca 2 potes de vidros de maionese 500 g com tampa 1 litro de leite integral Mel
Modo de fazer: Esterilize os vidros com água quente. Coloque metade do copo do iogurte natural em um pote e a outra metade no outro. Complete com o leite.
Não encha o vidro totalmente, porque o volume aumenta com a fermentação do leite. Mexa com uma colher bem limpa e depois tampe. Deixe descansar entre 18 e 24 horas, fora da geladeira e coberto com um pano para conservar a temperatura do recipiente.
Após o período necessário, verifique se o iogurte está mais consistente e coloque os potes na geladeira. Quando estiver gelado, sirva com mel ou granola e aproveite!