Logo Delicioso.com.br

Gostoso sabor de inverno > Etiqueta à mesa

O tom charmoso que a fondue imprime pode trazer à tona muitas dúvidas sobre como se comportar diante daquela caçarola borbulhante. Se você recebeu um convite dos amigos ou vai curtir um gostoso jantar com a cara-metade, nada de se desesperar. Regrinhas simples, se respeitadas, não vão te deixar fazer feio.

Na fondue de queijo, verifique se o pão/legume está bem preso ao garfo. Ao passar na fondue, faça um movimento discreto e giratório no fundo, depois use as paredes da panela como apoio. Em seguida, leve o pão/legume ao prato. “O mais importante é que usemos o talher correto, ou seja, um garfo do tipo “normal” para levarmos o pedaço de pão embebido no queijo à boca. Aquele pequeno garfo comprido de dois dentes serve apenas para mergulharmos o pão no queijo, mas nunca devemos levá-lo à boca. Então, após mergulhar o pão na panela do queijo, coloque-o no pratinho e espete com o garfo normal para aí sim comermos”, ensina a consultora em etiqueta Lígia Marques. Se é você quem está recebendo, pode valer-se de uma das curiosidades da fondue. Prega a tradição que o anfitrião tem o direito de raspar o derradeiro naco de pão nas paredes do recipiente. Que delícia!

Para a fondue de queijo a regra é o vinho branco, mas como neste aspecto o que mais importa é o prazer que a bebida irá proporcionar a quem bebe, se houver preferência por outro tipo de vinho, não há nada de errado nisso

Outro conselho de Lígia é colocar alguns pedaços de pão, carne ou frutas no prato. “Deixe alguns pedaços de pão no seu pratinho e dele vá pegando um a um para mergulhar no queijo”, diz a consultora. Para degustar a fondue de chocolate, faça igualzinho. Caso a fruta esteja úmida, você pode secá-la, de leve, com um guardanapo.

Com a fondue de carne é um pouquinho diferente. Espete no garfo um cubo de carne de cada vez. Leve-o ao óleo ou ao caldo por alguns minutos. Quando retirar a carne da panela nem pense em mergulhá-la no molho! Com o auxílio de uma espátula, sirva em seu prato a quantidade desejada e só então passe a carne.

Segundo Lígia Marques, o vinho é a melhor bebida para acompanhar a fondue. “Para a fondue de queijo a regra é o vinho branco, mas como neste aspecto o que mais importa é o prazer que a bebida irá proporcionar a quem bebe, se houver preferência por outro tipo de vinho, não há nada de errado nisso. Podemos perfeitamente tomar um tinto também, sem que isso signifique qualquer heresia enológica”, finaliza a especialista.

Deguste sem culpa

O inverno por si só já faz com que as pessoas ganhem alguns quilinhos. Se abusar do chocolate quente e da fondue então… A nutricionista gaúcha Vanessa Leite, especialista em Nutrição Clínica e Psicologia do Emagrecimento, ensina alguns truques para quem não descuida da balança, mas também não se priva das boas coisas da gastronomia.

Pequenas adaptações nas receitas podem render um jantar sem culpa. “Com toda a certeza substituir o queijo “gordo” por requeijão light, queijo quark light e queijo prato são ótimas opções, assim como usar o leite desnatado ao invés do integral”, ensina a especialista.

Como já sabemos que ninguém vai deixar de provar a engordativa fondue de chocolate, a alternativa é fazer algumas substituições. Basta usar chocolate com maior porcentagem de cacau e substituir bebidas alcoólicas por suco de laranja ou limão, que dão um toque cítrico à composição, sem comprometerem a balança. Vanessa ainda vai mais longe. “Procure mergulhar somente uma fruta no chocolate e comer duas sem a especiaria. Assim você comerá menos e terá muito mais saciedade”, esclarece. O difícil é resistir…

E, por último, mas não menos importante: se puder, fuja das fondues de carne e frango feitas diretamente no óleo. Já emagrecemos a fondue de queijo e a de chocolate mas, quando utilizamos frituras, é difícil conseguir um efeito menos calórico.

Além de reduzir os engordativos, Vanessa Leite mostra outra técnica para não comer demais. “Não foque na comida. Priorize e valorize a bela mesa, a lareira (caso esteja presente), as velas e a pessoa que estiver com você (namorado/a, amigo/a ou familiar)”, acrescenta a nutricionista.