A gente sabe a confusão que é fazer todos os preparativos para o Ano Novo. Conhecidos como as estrelas do fim de ano, o bacalhau, o camarão, a lula e o polvo sempre vão fazer um passeio pela recheada mesa festiva. Se você é adepta dos frutos do mar fique de olho nas dicas do engenheiro de alimentos Gumercindo Silva e acerte na hora das compras.
Bacalhau
Tem que estar bem seco. Uma ótima dica é você segurar o peixe pelo meio. Ele só estará bom se as pontas não se dobrarem, ele tem que ficar firme.
Dica para dessalgar: coloque as postas do peixe em um recipiente cheio de água em temperatura refrigerada (na geladeira de preferência) e vá trocando esta água a cada três ou quatro horas.
Camarão
O camarão é muito perecível e por isso deve sempre ser adquirido próximo ao consumo. Quando for comprar, observe se não contém pedacinhos de gelo no produto, isso significa que foi mal refrigerado. Sendo assim, não compre.
Polvo
Tem que ser comprado fresco. O polvo é muito delicado e tem uma textura firme, não pode estar com gosmas escorrendo. Uma boa dica é você apertar o polvo, ele tem que voltar ao normal rápido. Isso mostra que sua textura está elástica, bem firme.
Lula
Tem que estar fresca também, bem refrigerada e firme. O mesmo teste que você faz com o polvo de apertar você pode fazer na lula também, o resultado é o mesmo.
De acordo com o site da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, o ideal com cuidados na hora da compra é: escolher um estabelecimento organizado e limpo, observar se os manipuladores e atendentes estão vestidos de forma adequada às atividades que exercem, com os cabelos protegidos, uniformes limpos e bem conservados e sem adornos (anéis, brincos, colares, relógios e outros) e deixar para o final da compra a escolha dos alimentos que necessitam de refrigeração.
LEIA TAMBÉM:
Compras de Natal – Uma aula básica para escolher os seus produtos da ceia
Lombo com ameixa – Uma delícia de prato para você adicionar ao seu livro de receitas