Logo Delicioso.com.br

Frutas brasileiras

A banana é brasileira? Que nada! Apesar de ter a cara do Brasil e ser uma das frutas mais consumidas por aqui, ela foi, na verdade, importada. Mas se você quiser saber sobre as frutas nativas, pode se surpreender. Para começar, a lista é enorme. Se for contar, passa de 300. São os mais diversos formatos, cores e sabores. Coisas que só o solo abençoado do Brasil é capaz de produzir.

Típicas e conhecidas

Apesar da imensa variedade de frutas típicas, o país só produz seis delas em larga escala. Caju, cacau, coco, abacaxi, maracujá e goiaba são encontradas com facilidade. Segundo a Raquel Botelho, professora do departamento de Nutrição da Universidade de Brasília, dessas, o caju é a mais consumida por aqui. Deu até água na boca só de pensar em um suco geladinho – ai, ai!

E as outras frutas? Bom, tem que procurar. As frutas do Norte, por exemplo, chegaram de mansinho e conquistaram boa parte do país. “Elas estão se destacando nestes últimos anos devido seus sabores diferenciados. Hoje percebemos o sucesso do açaí, cupuaçu e da graviola“, aponta o trofoterapeuta Andirásio Donato, autor do livro Guia de Saúde e Alimentos Funcionais – Saúde Através dos Alimentos (Editora Ciência Moderna).

De acordo com o especialista, a população brasileira tem mais acesso à laranja, banana, mamão e maçã, frutas que estão sempre presentes na mesa, independente da época do ano. É isso que dificulta lançar o olhar outras delícias. “Essa popularização acaba não permitindo o acesso às frutas regionais que, muitas vezes, têm os valores nutritivos superiores”.

VEJA AQUI RECEITAS DE DOCES E SUCOS, OBA!
Ricas em nutrientes

Os nutrientes são mesmo o diferencial das frutas tipicamente brasileiras. Raquel Botelho explica: “Por estarem adaptadas, normalmente têm boa produtividade, são adequadas ao solo e por isso são excelentes fontes de nutrientes, pois conseguem retirar isso do solo e passar para o fruto”.

Algumas frutas escondem gratas surpresas para a saúde e seriam excelentes se estivessem sempre nas casas brasileiras. “O pequi, fruto do cerrado, é rico em carotenóides que são pró-vitamina A. O caju, típico do Nordeste, tem muita vitamina C”, exemplifica a nutricionista. A acerola esbanja esse nutriente. Mas se você já ouviu falar do camu-camu, originário da Amazônia, aposte nele. “Ele tem dez vezes mais vitamina C do que a acerola“, observa Andirásio.