Sabemos que quanto mais colorido o prato, mais saudável. Agora que tal deixar a receita, além de colorida, mais florida também? Estou falando das flores comestíveis, que podem (e devem) ser usadas em uma variedade de pratos em saladas, como parte de caldas e molhos, para decorar doces e tortas, cristalizadas ou em sobremesas.
Gostou da ideia? Então cheque antes este pequeno guia sobre como usar flores comestíveis.
Escolha as flores certas
Nem pense em escolher qualquer flor para colocar na sua receita. As flores devem ser cultivadas sem venenos ou pesticidas e não são todas que são comestíveis, então nada de arriscar sem ter certeza. Algumas das espécies que mais fazem sucesso na cozinha são:
Rosas
Elas não servem só para decorar a mesa, também fazem bonito nos pratos. Use as pétalas para fazer água de rosas, em receitas de sorvetes, como parte de coberturas, no cozimento de molhos ou simplesmente congele em cubinhos de gelo e sirva com água, fica delicado e gostoso.
Lavanda
Uma das preferidas para cozinhar, fica ótima para colocar em formas de bolos, doces e massas. Além disso fica excelente no chá e dá um toque todo especial quando adicionada ao vinagrete.
Capuchinha
Outra queridinha dos chefs, a flor capuchinha faz bonito em saladas, dá um toque apimentados em sobremesas com chocolate e pode até ser servida recheada
Violeta
Outra flor muito popular, que vai bem tanto no chá quanto em saladas, geléias, decoração de pratos pincipais ou em molhos.
Amor perfeito
Excelente opção para misturar às frutas ou salpicar em uma boa salada. Aproveite a variedade de cores para usar como enfeitinho no prato também é uma boa pedida.
Cravo
Aqui ele não briga com a rosa: esta bela flor dá um sabor levemente adocicado que pode dar um tom exótico aos molhos de carnes ou adorar uma salada.
Como preparar as flores
Em primeiro lugar, certifique-se de que as flores foram cultivadas com o própriso comestível e que a espécie é apropriada para este fim. Depois lave as flores delicadamente, tomando cuidado para não machucar as pétalas.
Em seguida retire os estames e pistilos (que ficam no centro da flor) e seque cada uma com muito cuidado. Sirva inteiras ou apenas as pétalas de flores cosmetíveis (principalmente no caso das rosas).
Use a criatividade
Algumas dicas de como usar as flores cosmetíveis:
- Use as pequenas e coloridas para congelar em formas de gelo de formatos diferentes e servir com água e sucos
- Monte como ornamento para os pratos principais
- Espalhe pela forma de bolo assim que untá-la e adicione a massa com cuidado, para que as flores não fiquem concentradas em um ponto só
- Use a criatividade e experimente adicioná-las quando estiver fazendo seu molho salgado predileto
- Adicione em tudo que tem óleo: vinagrete, azeites e em pratos marinados
Melhor ainda: plante suas próprias flores! É garantia de cultivo saudável e prato mais colorido.