Como integrar sala e copa: dicas para uma cozinha americana sem erro

A cozinha americana vem se tornando uma das saídas mais eficientes para otimizar espaço. Integrando a sala e a cozinha em um único ambiente, ela ajuda a aproveitar cada cantinho da casa e estimula o convívio entre as pessoas, já que, dessa forma, é possível cozinhar, conversar com quem estiver na sala e até assistir TV, tudo ao mesmo tempo.

Com cautela e bom gosto, é possível unificar os ambientes e montar uma cozinha americana dos sonhos. Confira algumas dicas incríveis para integrar os ambientes sem medo de errar:

Como integrar sala e cozinha

O que avaliar previamente

Antes de qualquer coisa, converse com um engenheiro para avaliar a estrutura dos ambientes. É ele quem vai dizer qual é a melhor forma de fazer a divisão entre a cozinha e sala, além de verificar quais paredes podem ser derrubadas, já que, uma escolha mal feita, pode comprometer canos, fios ou até a estrutura da casa.

Tipos de cozinha americana

Existem três modelos de cozinha americana. Você pode optar pela cozinha totalmente integrada, que é quando não há nenhuma parede entre os ambientes e a divisão fica por conta da mesa de refeições; a cozinha integrada por marcenaria, onde um balcão de madeira, que também pode funcionar como mesa, é responsável por dividir os ambientes e, por fim, a cozinha integrada com alvenaria, no qual apenas uma parte da parede é quebrada e transformada em um balcão revestido de granito, por exemplo. 

Eletrodomésticos embutidos

Para que a cozinha americana fique funcional, o ideal é investir em eletrodomésticos embutidos. Opte pela dupla cooktop e forno de embutir, que se encaixa perfeitamente bem em cozinhas de qualquer tamanho e dá ao ambiente um ar de modernidade. Lava-louças também podem ser acopladas ao armário e deixam seu dia a dia mais prático, além de economizar água quando comparada à lavagem manual. Outro item indispensável é a coifa, que além de sugar a gordura e o odor da comida, funciona perfeitamente como item de decoração.

Como escolher os móveis

Agora que a sala e a cozinha ocupam o mesmo espaço, é necessário que a decoração dos dois ambientes converse entre si. Nada de decorar toda a sala com móveis rústicos e a cozinha com armários supermodernos, por exemplo.

Apostar em móveis com um único estilo vai fazer toda a diferença para que os cômodos estejam, de fato, integrados. Também vale ficar atenta às cores: invista nas cores complementares, como azul e laranja, vermelho e verde, amarelo e violeta, mas evite o exagero e prefira os detalhes.

Para complementar, é indicado que o piso dos dois ambientes esteja unificado. Escolha o modelo de piso adequado para cada ambiente, mas não se esqueça de que é importante que eles sejam da mesma cor para criar a impressão de amplitude.

Itens decorativos e iluminação

Como os ambientes estão integrados, a cozinha pode receber objetos de decorações que antes eram utilizados apenas na sala, como quadros, vasos de flores, banquetas decorativas e objetos pendentes.

Investir em luminárias pendentes com luz quente na cozinha, como em cima do balcão que divide os ambientes, deixa o espaço mais acolhedor, além de ajudar na integração com a sala. Outra opção é apostar em dicroicas como luzes de apoio.

A Consul tem as melhores opções de eletrodomésticos para deixar a sua casa ainda mais bonita e moderna. Confira as sugestões: Cooktop, Forno de Embutir e Coifa.