Como fazer pêssego em calda igual ao da lata? Veja dicas para acertar no preparo

Preparar conservas de doces como a de pêssego em calda é uma ótima maneira de aumentar a durabilidade da fruta, mas também de poder adicioná-la facilmente à preparação de outras sobremesas, e consumir mais fácil com iogurtes e saladas. O pêssego em calda é uma destas alternativas superversáteis que podem render diversos pratos saborosos, geladinhos e docinhos.

Aprenda como fazer sua versão caseira com todas as características iguais à da lata:

Receita de pêssego em calda

Ingredientes

  • 1 litro de água
  • 1 xícara de açúcar
  • 1/2 limão fatiado (opcional)
  • cravos ou cardamomo (opcional)
  • 8 pêssegos com casca (lave-os bem)

Modo de Preparo

Leve ao fogo todos os ingredientes, menos os pêssegos. Ferva por uns 5 minutos, mexendo de vez em quando para garantir que o açúcar dissolva. Corte os pêssegos ao meio, acrescente-os à calda, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 10 minutos. Desligue o fogo e espere esfriar. Durante esse tempo, os pêssegos cozinharão e absorverão os aromas um pouco mais.

Quando os pêssegos estiverem mornos, em uma temperatura suportável ao toque, despele-os e retire os caroços. Você pode guardar os pêssegos na própria calda (na geladeira) depois de tirar a casca e parti-los, mas retire as fatias de limão para não amargarem.

istock

Dicas para o pêssego em calda:

  1. Escolha frutas que não estejam maduras demais, principalmente, se sua intenção for usar os pêssegos em calda para decoração de pratos.
  2. Cozinhe sempre os pêssegos com a casca, para que se mantenham íntegros e conservem cor, aroma e sabor na polpa da fruta.
  3. Procure não cozinhar muito os pêssegos. Desligue o fogo antes de começarem a desmanchar, afaste a panela da boca quente do fogão e deixe-a aberta para resfriar.
  4. Para retirar o caroço da fruta, corte no sentido longitudinal, separe as metades com cuidado e use uma colher para desgrudar o caroço do centro.

Para acompanhar: Receitas com sorvete