Como colocar frutas frescas no bolo sem encharcar a massa? 5 dicas

Frutas frescas são uma maneira apetitosa, linda e colorida de compor recheios, umedecer a massa e decorar receitas de bolos e sobremesas. Porém, quando cortadas, as frutas liberam seu suco que entra em contato imediato com o recheio e a massa, alterando sua textura tanto antes quanto depois de assar.

Truques para usar fruta no bolo

Por isso, alguns cuidados são necessários para evitar que seu bolo fique úmido ou você tenha surpresas durante o processo de cozimento no forno. Siga algumas dicas a seguir:

1. Como as frutas mais utilizadas em bolos são altamente perecíveis e delicadas, leve em consideração quantas horas o bolo ficará fora da geladeira, especialmente, em festas. Caso este suco líquido das frutas se solte muito, poderá ser um proliferador de bactérias e até azedar o bolo.

2. Opte por frutas que não soltam tanto suco, como as vermelhas morango, amora e framboesa ou as mais consistentes como maçã, ameixa e abacaxi. Se você for adicioná-las à massa, pode empaná-las na farinha antes para que contenham mais seu suco até o aquecimento.

istock

3. Para utilizar frutas frescas nos recheios, tente montar o bolo o mais na véspera possível, algumas horas antes do evento, de preferência. Tente também deixar na geladeira o máximo que puder até quase o momento de servir.

4. Abacaxi e outras frutas cítricas, antes de serem colocadas em recheios têm que passar por fervuras ou escaldamentos, e agregadas também a caldas de açúcar ou não. Dessa forma, é mais fácil controlar a soltura de caldo das frutas.

5. As frutas que irão no topo do bolo inteiras devem ser retiradas da geladeira uma hora antes para cobertura em temperatura ambiente. Lave e seque muito bem e lembre por quanto tempo ficarão expostas. Polvilhe açúcar de confeiteiro na hora da entrega ou alguns minutos antes de ir para mesa, que além de enfeitar, ajuda a conservar melhor as frutas.

Conheça opções de bolos saudáveis