Ceia de Natal: 7 pecados alimentares que destroem a dieta

por | jun 30, 2016 | Receitas

Pensar em Natal é pensar em um suculento peru e todos os seus típicos acompanhamentos – farofa, molhos, arroz… –, chester, tender e outras delícias indispensáveis na noite de 24 de dezembro. Depois vem a sobremesa e no dia 25 as sobras do panetone viram café da manhã. Seu corpo sentirá os efeitos de tamanha comilança. Gordurinhas localizadas, azia e ressaca aparecerão mais cedo ou mais tarde. Quer evitar essas consequências? Tome consciência dos 7 pecados da ceia de Natal e contorne-os com alguns cuidados. 

Leia também
Ceia de Natal sem glúten ou lactose: 6 receitas incríveis
Rabanada light e funcional para o Natal
8 superfrutas que ajudam a manter a dieta no fim de ano

Evite 7 armadilhas da ceia de Natal

Fazer jejum durante o dia para comer mais na ceia
Ceia de Natal só acontece uma vez por ano, por isso a vontade de comer tudo que se tem direito é grande. Mas ficar sem comer o dia todo para “guardar espaço” para a ceia não é uma boa opção. Você vai ficar sem energia, com o metabolismo lento e comerá muito mais do que precisaria à noite. Já que você sabe que vai exagerar mais tarde, a melhor opção é moderar, priorizando o consumo de alimentos leves, no almoço e café da manhã.

Preparar muita comida
Calcule a quantidade de comida a ser feita de acordo com o número de pessoas que participarão da ceia. Evite preparar comida em excesso, o que é comum nessa data. Caso haja sobras, tente compartilhar com outras pessoas, como vizinhos e porteiros. Se o que sobrou da ceia ficar disponível, você provavelmente prolongará o consumo de alimentos gordurosos por alguns dias.

Comer tudo de uma vez só
Chegou a grande refeição do dia e, sem pensar duas vezes, você monta um prato enorme, com tudo o que tem direito, e come toda a comida de uma vez só. Na ansiedade de provar tudo, você comerá muito, sentirá pouco sabor e acabará com dor de barriga. Coma devagar, deguste cada item e dê tempo para o seu corpo se sentir saciado.

Beber demais
Beber demais causa ressaca e ganho de peso, afinal, a maioria das bebidas alcoólicas é muito calórica. Restrinja o consumo de álcool e beba bastante água para evitar a desidratação.

Ignorar a possibilidade de comer comidas saudáveis
Saladas e frutas ajudam a minimizar os efeitos do comer excessivo, dão saciedade e evitam exageros.

Comer simplesmente porque a comida está disponível
Quando você já estiver satisfeito, pare de comer. Tudo o que você ingerir não gerará o mesmo prazer nem será bem digerido. Comer apenas porque os alimentos estão expostos em cima da mesa é um dos pecados natalinos.

Comer panetone no café da manhã
Depois de acordar com a digestão ruim pelo excesso de comidas da noite anterior ou de resseca por ter abusado das bebidas alcoólicas, você come a primeira coisa que aparece na frente: o panetone. Deixe de lado o pão doce e pegue alimentos leves, com pouca gordura, e reforce a hidratação. Frutas e sucos caem muito bem.