O café coado é uma das bebidas mais consumidas no Brasil, só perde para a água. A técnica de preparo é a que mais preserva as diferentes características da bebida (aroma, corpo, doçura natural, acidez). E, porque todo munda toma desde sempre não leva a sério, mas para preparar café em casa, há alguns “segredinhos” que podem fazer toda a diferença no bom resultado que é servido à xícara. Pensando nisso, a Melitta reuniu sete dicas para garantir um café coado com qualidade.
Como coar café do jeito certo
1. A água deve ser mineral, nunca clorada ou filtrada. Aqueça a água até ela atingir 96º C, ou seja, até começar a borbulhar e desligue.
2. Ajuste o filtro no suporte: dobre a lateral e a parte inferior para um melhor encaixe. O precisa ter o mesmo tamanho do filtro, para o pó não vazar para a bebida.
3. Coloque o pó de café e não pressione. Para não errar na dose, para cada xícara (50ml) 1 colher de sopa.
4. Umedeça o pó, jogando um pouco da água no sentido horário, das extremidades para o centro do filtro, como um caracol até encher.
5. O pó vai estufar, espere um pouquinho até a água baixar. Depois, continue despejando a água até atingir a quantidade de bebida que você quer.
6. Quanto maior o tempo de contato da água quente com o pó, mais forte mais será a bebida. Geralmente, o tempo de preparo é de quatro a cinco minutos.
7. Para servir, opte por xícaras de porcelana que mantêm a temperatura da bebida.
Para os dias quentes: Receita de café gelado gourmet