5 receitas fáceis, gostosas e saudáveis que toda mãe deveria fazer

por | dez 9, 2016 | Receitas

Tão importante quanto introduzir alimentos saudáveis na dieta do seu filho é lançar mão de formas criativas de tornar as refeições mais nutritivas e saborosas. Para crianças gordinhas, acostumadas a consumir comidas industrializadas, ricas em gorduras, açúcar e conservantes, o desafio de deixar a nova dieta mais interessante ao seu paladar é ainda maior.

Para começar a mudança, veja 5 receitas fáceis, gostosas e saudáveis para fazer para as crianças:

Receitas saudáveis para crianças

Chips de mandioquinha

Rica em fibras e vitaminas, a mandioquinha, também conhecida como batata-baroa, é um ingrediente delicioso para o preparo de sopas e também purês. Mas ela também pode se transformar em uma versão saudável dos salgadinhos industrializados.

Para preparar os chips de mandioquinha, corte os legumes em fatias bem fininhas, coloque-as em uma assadeira e tempere com um pouco de sal e ervas a gosto. Em seguida, leve a assadeira ao forno e deixe assar por alguns minutos. O resultado é um petisco crocante e saboroso para o lanchinho da tarde.

Batata doce rústica

Com essa receita seus filhos não vão querer mais as gordurosas porções de batatas fritas. Para preparar o prato, corte as batatas em gomos, sem retirar a casca. Em seguida, coloque-as em uma panela com água e cozinhe por alguns minutinhos. Esse é o segredo para batatinhas mais crocantes. Depois, coloque os legumes em uma assadeira e leve para assar. Retire quando estiverem douradas e finalize temperando com sal grosso, alecrim e tomilho.

Quibe de quinoa

Que tal substituir a carne vermelha por uma opção rica em proteínas e com menos gordura? A quinoa é uma fonte de cálcio, ferro, fibras e, claro, proteínas. Amplamente utilizada no preparo de saladas, ela também fica deliciosa em uma receita de quibe vegetariano.

Para preparar o prato, coloque duas xícaras de trigo para quibe de molho por 20 minutos. Enquanto isso, cozinhe uma xícara de quinoa por aproximadamente 10 minutos. Em seguida, esprema toda a água do trigo e deixe-o bem sequinho com o auxílio de um pano de prato.

Em um bowl, adicione a quinoa cozida, o trigo e tempere com creme de cebola, cenoura ralada, folhas de hortelã picadas, azeite e uma pitadinha de canela. Unte uma forma com um pouco de azeite, disponha a massa do seu quibe no recipiente e leve para o forno por alguns minutos. A refeição é muito fácil de ser feita e fará muito sucesso com os pequenos.

Smoothie de frutas

Milk-shake é uma delícia que nenhuma criança ousa dispensar. No entanto, a bebida feita com sorvete é rica em gordura e bastante calórica. Uma substituição esperta e gostosa para a guloseima é o smoothie de frutas. Para preparar, utilize leite semidesnatado, que é menos gorduroso e mais leve que o integral. Adicione as frutas que seu filho mais gostar, retire as cascas e as sementes e bata a polpa junto com o leite no liquidificador. Se quiser, adicione algumas pedrinhas de gelo para deixar a bebida ainda mais refrescante.

iStock

Panquecas de aveia

Que tal preparar um café da manhã diferente para a criançada? Aposte em uma versão mais saudável e menos calórica da tradicional panqueca. O preparo é simples e pode ser feito em alguns minutos. Primeiro, bata no liquidificador três bananas sem casca e picadas, uma colher de sopa de linhaça e uma xícara de água. Depois, misture em um recipiente uma xícara de farinha de aveia e uma colher de chá de fermento em pó, para depois juntar o conteúdo do liquidificador. Mexa e depois, em uma frigideira, coloque um pouco da massa e espalhe para que fique no formato da panqueca. Depois de prontas, sirva com geleia de frutas ou mel.