Colocar a água no fogo, esperar ferver, acrescentar sal, adicionar o macarrão e cozinhar seguindo o tempo indicado na embalagem. Este é o método tradicional de se preparar massa – mas ele pode estar com os dias contato e a culpa, desta vez, não é de dicas virais das redes sociais.
Isso porque o italiano Giorgio Parisi, ganhador do Prêmio Nobel de Física, provou que é possível cozinhar macarrão com economia de gás e garantir uma preparação perfeita – e fazer isso, segundo a explicação dele, é muito mais simples do que parece.
Cientista ensina jeito econômico de cozinhar macarrão
De acordo com o cientista, o ponto ideal da massa pode ser atingido com a panela em fogo baixo e, mais importante, mantendo o utensílio fechado com a tampa.
O método para cozinhar macarrão e economizar gás indicado pelo Nobel de Física é bem simples: basicamente consiste em aquecer a água na panela e, quando ferver, colocar o macarrão. É preciso então cozinhá-la por 2 minutos, desligar o fogo e colocar a tampa. Por fim, a massa deve ficar na panela durante um minuto a mais que o tempo indicado na embalagem.
Recentemente, Parisi compartilhou com seus seguidores uma postagem no Facebook feita pelo arquiteto Alessandro Busiri Vici, que testou o método, e completou: “O mais importante é manter sempre a tampa fechada, pois o calor se perde muito por evaporação. Depois que a água ferve, coloco o gás no mínimo para que borbulhe muito baixo sem consumir gás. Você também pode tentar desligá-lo, conforme sugerido por este post”.
Confira: o vídeo.
https://www.facebook.com/photo/?fbid=3269616043360881