Qual é a diferença entre tender, chester, pernil, lombo e peru?

Saiba quais os pontos positivos e negativos de cada carne antes de escolher o seu prato principal

Quando o assunto é o prato principal da ceia, o que não faltam são opções. No entanto, as opções de carnes mais usadas para o Natal contam com suas diferenças. Por isso, conhecer melhor cada uma delas vai te ajudar a escolher aquela que agradará mais os seus convidados.

Opções de carnes para o Natal

(Crédito: freepik/freepik)

Tender

Um verdadeiro clássico natalino, ele é feito a partir do pernil suíno cozido e defumado. Alguns, por exemplo, contam com osso e outros já seguem aquele formato mais redondo, que ainda chama a atenção na mesa.

Além disso, trata-se de uma carne pré-cozida. Sendo assim, seu preparo é muito mais fácil: basta aquecer e acrescentar um molho.

Chester

Esse tipo de frango especial tem peito maior e muito menos gordura que o frango tradicional. Por isso, ele rende bastante e agrada quem prefere carnes brancas mais suaves. Sua venda costuma acontecer apenas no fim de ano e já em uma opção temperada, o que facilita na hora de assar.

Peru

Talvez seja o mais simbólico, ele tem textura firme e sabor marcante, mas também precisa de atenção no preparo para não ressecar. Por isso, atenção ao forno e não se esqueça de uma boa marinada.

Seu tamanho maior faz com que ele funcione bem para grupos grandes. Além disso, rende uma linda apresentação, especialmente quando servido com farofa, frutas secas e molho.

Pernil

Esse corte vem da perna traseira do porco e, se bem feito, pode ser suculento. No entanto, seu preparo deve contar com um tempo antes de ir ao forno para que a carne absorva bem os temperos da marinada. Além disso, você pode encontrar com ou sem osso e de diversos tamanhos para se adequar à sua ceia.

Lombo

Também suíno, esse corte é mais magro e delicado, o que o torna uma opção leve. Mas, não se engane, ele pode ficar seco dependendo do tempo de forno. Vai muito bem quando recheado com frutas, farofa ou ervas, pois ganha umidade e sabor.

Natal