Provenientes da planta Camellia Sinensis, o chá é a bebida mais consumida no mundo depois da água. Presente principalmente na cultura oriental, o chá é consumido mundialmente e conhecido popularmente por suas propriedades emagrecedoras e de melhoria da saúde.
Benefícios do chá verde e derivados
Quando consumido sem adição de leite ou açúcar, o chá contém praticamente zero calorias. Isso significa que o chá é uma opção para ser incluída numa alimentação equilibrada e estilo de vida saudável, ou para quem busca a manutenção de um peso adequado.
Os cientistas também cada vez mais acreditam que uma dieta rica em flavonoides pode ter um impacto positivo na saúde cardiovascular. “Os flavonoides presentes no chá podem melhorar o fluxo sanguíneo, ajudando a diminuir o risco para doenças do coração”, afirma a nutricionista Bianca Naves, sócia-proprietária da NutriOffice.
“Além disso, conforme analisado em alguns testes, o consumo de duas a três xícaras de chá preto ajuda a melhorar a capacidade de concentração e também pode aumentar os sentimentos de alerta”, explica. Os chás podem ser tomados a qualquer hora do dia, dependendo do benefício que se procura ou mesmo como hidratação diária.
“Se você sentir fadiga mental e notar que precisa aumentar a concentração nos seus estudos ou no seu trabalho, há uma combinação de cafeína e teanina nos chás que pode ajudar a potenciar a concentração”, conclui a nutricionista.
Outras curiosidades sobre a cafeína
- Por que você está tomando seu café do jeito errado? Descubra
- O que acontece se juntar café e maconha? Especialista explica
- Dicas de ouro: 5 dicas para se manter acordado sem tomar café