Nesses dias frios, nada melhor que uma sopa quente. Daquelas que aquecem o corpo, revigoram o espírito e animam as noites chuvosas. A tradicional Bouillabaise, receita milenar que vem do Sul da França, é perfeita para isso. Rica e encorpada, ela mistura diversos frutos do mar formando um caldo delicioso.
Seu preparo é um pouco difícil, assim como a pronúncia de seu nome (aliás se diz Buiábés), mas é só seguir o passo a passo da receita que no final surgirá um prato saboroso, capaz de agradar o paladar mais exigente.
Ingredientes:
50 gramas de lula
1/4 de lagosta
01 quilo de cherne
250 gramas de mexilhões
10 camarões
1 1/2 cebolas
1 1/2 cabeças de alho
01 quilo de tomate
01 raminho de alecrim
01 raminho de tomilho
1/2 litro de caldo de peixe
1/2 quilo de batata
Uma pitada de açafrão
Azeite
Sal a gosto
Primeira etapa: o caldo de peixe
01 cebola
1/2 aipo
1/2 alho poró
250ml de vinho branco
Espinhas e cabeça de 01 peixe
Alga (opcional)
Bouquet-garni
Anis estrelado
Preparo do caldo:
Corte os legumes grosseiramente. Refogue-os na panela, com azeite e coloque a cabeça do peixe por cima dos legumes. Acrescente o vinho branco e deixe até que o álcool evapore. Espere reduzir, depois passe o caldo numa peneira e reserve.
Segunda etapa: preparação da bouillabaise
Corte os legumes grosseiramente. Corte e limpe o peixe, a lagosta, os mexilhões, as lulas e os camarões. Numa panela grande, refogue a cebola e o alho picados no azeite. Tire a pele do tomate e junte na panela. Acrescente a batata, o alecrim, o tomilho e o caldo de peixe. Ferva em fogo baixo por 10 minutos. Coloque o peixe, a lagosta, os mexilhões, as lulas e os camarões e deixe ferver por 10 minutos e, por último junte o açafrão e deixando no fogo por mais 15 minutos.
Terceira etapa: o toque final, la rouille
Bata uma gema de ovo com sal, pimenta, azeite e um pouco de molho
da bouillabaisse. Junte a sopa.
Noca Milne-Jones é jornalista especializada em Gastronomia